Faro apresenta viaturas ecológicas para os transportes urbanos

21 novas viaturas dotadas de tecnologia amiga do ambiente e com melhor acesso para pessoas com mobilidade reduzida e ainda […]

21 novas viaturas dotadas de tecnologia amiga do ambiente e com melhor acesso para pessoas com mobilidade reduzida e ainda a criação de um novo circuito de minibus e outro entre o aeroporto e os hotéis de Faro e Montenegro, são as novidades que a Câmara de Faro e a empresa EVA Transportes vão apresentar na terça-feira, dia 11 de junho.

A autarquia adianta que a reformulação da rede resulta da celebração de um contrato administrativo de concessão do serviço de transportes coletivos urbanos de passageiros para o Município de Faro. A apresentação terá lugar às 10h00, junto ao terminal da Eva Transportes em Faro (Avenida da República).

Esta reformulação teve como principais preocupações «trazer melhorias no serviço prestado à população, verificando-se um aumento de cobertura temporal e espacial das carreiras».

Destaca-se a criação de um novo circuito de minibus que se junta aos existentes e a criação de um circuito urbano específico entre o aeroporto e os hotéis de Faro e Montenegro, «que servirá os turistas que nos visitam e que é um importante impulso nesta área».

Ao nível da frota, verifica-se também uma melhoria das condições: os circuitos de minibus vão contar com 11 viaturas novas e os circuitos urbanos vão também receber 10 novos veículos que se juntam a sete já usados.

Todos estes veículos proporcionam um melhor acesso a pessoas com mobilidade reduzida e dispõem, no seu interior, de um dispositivo sonoro para pessoas com deficiência visual, com indicação da próxima paragem.

Todos os novos veículos dos minibus e grande parte dos veículos das carreiras urbanas colocados ao serviço «cumprem todos os requisitos de exigência ambiental (Euro 5)», garante a Câmara de Faro, acrescentando que «os motores diesel Euro 5 correspondem ao estado mais evoluído da atual tecnologia amiga do ambiente».

Além disso, até ao final de 2013 estará também a funcionar um minibus elétrico com zero emissões.

«Promove-se assim a qualificação da rede através da sua ampliação, onde está prevista também a construção de um novo terminal rodoviário, servindo novas zonas, alargando horários, e com a implementação de novos pontos de venda automáticos», acrescenta a autarquia.

Por outro lado, foi dada também uma especial atenção à informação disponibilizada aos utilizadores e potencias utilizadores dos serviços com a reformulação dos folhetos, sítio da internet, «para que de uma forma rápida, fácil e sobretudo, funcional a informação chegue a todos».

Comentários

pub