Colégio Internacional de Vilamoura fez sentida homenagem a Renato Costa

Homem de família, pedagogo, gastrónomo e investigador. Foram muitas as facetas de Renato Costa, que se notabilizou, entre outras coisas, […]

Homem de família, pedagogo, gastrónomo e investigador. Foram muitas as facetas de Renato Costa, que se notabilizou, entre outras coisas, como diretor pedagógico do Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) e todas elas foram salientadas na sentida homenagem que lhe foi prestada neste estabelecimento de ensino, na passada sexta-feira, um dia antes daquele que seria o seu 53º aniversário.

Na próxima sexta-feira será lançado o livro inédito «Um Sentido para a Vida – pensamentos intemporais de Renato Costa», uma obra onde foram compiladas reflexões pessoais do homenageado. A apresentação chegou a estar prevista para o dia 31 de maio, durante uma feira que decorreu no CIV, onde estiveram presentes todos os livros escritos e concebidos por Renato Costa, mas foi adiada uma semana.

Segundo Dina Adão, viúva de Renato Costa, esta obra «é o resultado de um trabalho de recolha em livros que o acompanhavam durante as suas viagens, em bilhetes, em cartas e em dedicatórias em livros».

«Fiz um apanhado desses escritos e tentei que fossem pensamentos para a vida, nas várias áreas que ele trabalhou mais de perto: a pedagogia, a gastronomia e a educação», revelou.

«Esse lado reflexivo está muito presente e penso que, só por isso, é um livro para qualquer ocasião», considerou. A obra mostra também «uma faceta mais intimista, mais pessoal» de Renato Costa, que mostra aos que o conheceram em situações mais formais «o homem muito divertido» que os que com ele privavam mais de perto conheciam bem.

Dina Adão falou com o Sul Informação à margem de uma cerimónia homenagem onde os sentimentos vieram ao de cima por diversas vezes, que juntou a comunidade escolar do Colégio Internacional de Vilamoura, pais, amigos e a família de Renato Costa, que faleceu em dezembro de 2011.

Este ato oficial, que serviu ainda para descerrar um mural de homenagem feito por um funcionário da escola, deu o mote para um dia repleto de atividades, onde se focaram as diferentes facetas do homenageado.

O tema escolhido para a homenagem foi «Os dias intemporais de Renato Costa – o homem, o pensamento, a obra». Depois da cerimónia oficial, e ao longo de todo o dia, foi promovido um ciclo de workshops dirigidos à comunidade escolar, bem como outras atividades.

«Este dia nasce de uma manifestação espontânea de docentes, colaboradores, da gerência, dos pais e dos alunos, em reconhecer o mérito de Renato Costa. Começamos por delinear uma coisa simples e todos se foram juntando», dando azo a um dia repleto de atividades, revelou a diretora do CIV Cidália Ferreira Bicho.

«É uma iniciativa de todos, para expressar o amor e o respeito que sentíamos pelo doutor Renato», resumiu.

Até porque «foram 25 anos de luta e em que o ensino privado cresceu» os que Renato Costa passou à frente deste estabelecimento de ensino.

«Houve muitas mudanças, muitas batalhas para chegar aquilo que somos hoje, mas felizmente ainda pode conhecer o reconhecimento do colégio e os resultados notáveis dos alunos a nível nacional e internacional», para os quais tantos anos trabalhou.

E pegando na expressão «intemporal», que Renato Costa aplicava regularmente no seu trabalho enquanto gastrónomo e investigador das receitas e ingredientes tradicionais do Algarve, Cidália Ferreira Bicho lembra que o mural servirá como uma homenagem constante ao seu antecessor e também de inspiração.

«Aquele mural está ali a olhar para nós. É como uma árvore: tem ali as raízes e ajuda-nos a fortalecer a copa», considerou.

Comentários

pub