Algarve alvo de mega campanha oceanográfica em busca da sua biodiversidade

Uma campanha oceanográfica de proporções pouco habituais no país está a decorrer até 11 de julho no mar do Algarve, […]

Uma campanha oceanográfica de proporções pouco habituais no país está a decorrer até 11 de julho no mar do Algarve, com a participação de 80 pessoas, das quais metade são investigadores.

A bordo do navio «Creoula», o objetivo é fazer um dos maiores levantamentos de sempre para estudar a cartografia e caracterizar as espécies e habitats marinhos da costa sul do Algarve, de modo a completar a informação relativa à biodiversidade marinha da zona.

Segundo noticiou a Antena1, esta campanha que se estende de Vila Real de Santo António a Sagres, dedica especial atenção aos recifes de coral existentes ao largo da costa algarvia e que servem de abrigo e zona de alimentação para inúmeras espécies marinhas.

Um dos alvos dos investigadores é o coral vermelho, uma espécie que atinge valores elevados no mercado da joalharia e que ainda recentemente, em abril do ano passado, foi alvo, na costa algarvia, de uma tentativa de apanha ilegal.

A expedição oceanográfica a bordo do «Creoula» é promovida pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

O «Creoula» é apenas um dos três navios ao serviço do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território que estão, desde quinta-feira, no mar em missões de estudo e recolha de amostras com vista à proteção ambiental, sustentabilidade dos recursos pesqueiros e alargamento da plataforma continental.

Assim, além da missão do «Creoula», o «Noruega», navio de investigação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estará também na costa sul algarvia a investigar espécies de crustáceos, enquanto o NRP «Gago Coutinho» está ao largo dos Açores em trabalhos de estudo da plataforma alargada de Portugal.

 

EMEPC/M@rBis/Algarve2013 já está no mar do Algarve

 

A campanha a bordo do «Creoula», denominada EMEPC/M@rBis/Algarve2013, tem como destino a costa sul algarvia e contará com cerca de oitenta participantes.

É que, além da equipa EMEPC, dezenas de investigadores e especialistas de diversas áreas, assim como estudantes, estarão a bordo do NTM “Creoula” até ao dia 11 de julho, data em que termina a expedição.

Estão ainda envolvidas diversas Universidades, nomeadamente a Universidade do Algarve, através do CCMAR, Centros de Investigação e Laboratórios Associados, nacionais e internacionais.

A Campanha EMEPC/M@rBis/Algarve2013 tem como principal objetivo a cartografia e caracterização de espécies e habitats marinhos da costa sul do Algarve, de modo a completar a informação relativa à biodiversidade marinha da zona.

Adicionalmente, estarão a bordo equipas científicas que desenvolveram projetos específicos a realizar nesta área de Portugal continental.

Os trabalhos serão realizados com recurso a mergulhos com escafandro autónomo entre os 5 e os 30 metros de profundidade, seguidos, a bordo, de triagem, identificação e análise das amostras recolhidas.

Os dados obtidos, através de censos visuais, registo de imagem e amostragem, serão carregados no sistema M@rBis, permitindo armazenar informação detalhada da biodiversidade existente nas áreas em estudo para posterior utilização pela comunidade científica.

O M@rBis é um sistema de informação georeferenciada da biodiversidade marinha nacional, com vista a fornecer as informações necessárias ao cumprimento dos compromissos nacionais relativos ao processo da União Europeia de extensão da Rede Natura 2000 ao meio marinho, nas águas sob jurisdição portuguesa.

 

Noruega investiga crustáceos na costa algarvia

 

O navio de investigação Noruega está na costa algarvia no seu terceiro cruzeiro de 2013 em atividade de investigação do desenvolvimento de crustáceos até aos primeiros dias de julho.

O Noruega é o navio de investigação na área da pesca e, depois de uma paralisação de vários anos em que esteve para ser abatido, voltou a navegar em 2012 e já vai no seu terceiro cruzeiro em 2013.

 

Alargamento da plataforma Continental

 

Simultaneamente com a Campanha EMEPC/M@rBis/Algarve2013, estará também a decorrer outra campanha da EMEPC, no âmbito do Projeto de Extensão da Plataforma Continental: a Campanha EMEPC/PEPC/LUSO2013, iniciada a 17 de junho a bordo do NRP “Almirante Gago Coutinho”.

O Projeto de Extensão da Plataforma Continental prevê o alargamento dos limites da plataforma continental portuguesa para lá das 200 milhas marítimas.

O objetivo passa por alargar o espaço marítimo sob jurisdição nacional de 1.712.000 km² para uma área com cerca de 3.862.000 km².

A proposta portuguesa já foi submetida à Comissão de Limites da Plataforma Continental, que funciona junto das Nações Unidas, em 11 de maio de 2009, e deverá ser avaliada na segunda metade da presente década.

Os trabalhos que estão a ser desenvolvidos pela EMEPC de continuação de recolha de dados têm por objetivo o enriquecimento da proposta portuguesa, no sentido de fortalecer a respetiva fundamentação e eventualmente justificar o aumento da área a estender.

Comentários

pub