Colégio Internacional de Vilamoura dedica 31 de maio ao pedagogo Renato Costa

O Colégio Internacional de Vilamoura elegeu o dia 31 de maio para homenagear aquele que foi, durante 25 anos, o […]

O Colégio Internacional de Vilamoura elegeu o dia 31 de maio para homenagear aquele que foi, durante 25 anos, o seu diretor pedagógico. Esta instituição de ensino particular pretende assim comemorar a data em que Renato Costa faria 53 anos de idade com uma programação que envolverá toda a comunidade escolar.

Os dias intemporais de Renato Costa – o homem, o pensamento, a obra – serve de mote a um dia muito preenchido, que terá início pelas 9h30 com a inauguração de um mural dedicado ao professor e investigador, na presença das entidades oficiais, após a qual se dará início a um ciclo de workshops dirigidos à comunidade escolar.

Animação da leitura, escrita criativa, ilustração e criação plástica, cenografia, música, dança, ioga, matemática, cozinha de mercado e cozinha molecular fazem parte de uma programação que envolverá 16 oficinas e que terá como convidados: professores, alunos, escritores, chefs e todos os colaboradores do Colégio Internacional de Vilamoura.

A iniciativa contará ainda com atividades paralelas, como uma feira de produtos amigos da terra, a ter início pelas 10 horas, onde será possível conhecer in loco iniciativas de dinamização de agricultura biológica, como o projeto PROVE.

Seguindo o modelo solidário do seu Projeto Educativo, o CIV reforça neste dia a filosofia de “ajudar a ajudar”, associando-se ao movimento iniciado por Peta Birch (www.petabirch.com) e apoiando algumas instituições de solidariedade.

À mesma hora, a Associação Altimetria e a AREAL trarão ao CIV a iniciativa Bike the Track para promover estilos de vida saudáveis através do uso da bicicleta.

Na Biblioteca estará patente a exposição Uma Viagem ao Espaço. Através de uma reportagem de fotografias originais oferecidas pelos astronautas da NASA a uma família do CIV, será possível recriar algumas missões espaciais entre a Apollo 13 e a Apollo 16.

A hora de almoço será um momento de confraternização em torno dos aromas da cozinha intemporal de Renato Costa.

Este dia de homenagem encerrará com uma feira onde estarão presentes todos os livros escritos e concebidos por Renato Costa, e onde será efetuada a apresentação de um livro inédito: Um Sentido para a Vida – pensamentos intemporais de Renato Costa.

Haverá ainda lugar para um beberete de confraternização e um momento de animação, com uma aula de Zumba, à qual toda a comunidade escolar se poderá associar.

Comentários

pub