Hospital do Barlavento Algarvio e Musubmar já assinaram protocolo para doação da câmara hiperbárica

O Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Subaquático (Musubmar) assinaram […]

O Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA) e a Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Subaquático (Musubmar) assinaram no dia 14 de maio um protocolo de cooperação referente à câmara hiperbárica a instalar no hospital de Portimão.

A cerimónia de assinatura, que contou com José Ramos, presidente do Conselho de Administração do CHBA, e Pedro Poucochinho e Luís Sá Couto, representantes da Musubmar, decorreu nas Instalações daquela Instituição Hospitalar e foi presenciada pelos restantes membros do Conselho de Administração.

Trata-se de um acordo no qual a Musubmar faz a cedência ao CHBA de uma câmara hiperbárica, com capacidade para tratar 8 pacientes simultaneamente e que ficará instalada fisicamente no piso -1 da Unidade de Portimão, na futura Unidade de Medicina Hiperbárica.

O CHBA explica, em nota de imprensa, que se trata de uma formalização do estreitar de relações e contactos, que tem vindo a acontecer entre a Musubmar e o CHBA, no contexto do projeto “Ocean Revival”, e que pretende «dotar o concelho portimonense de condições para se tornar uma referência, em termos de destino turístico subaquático, com o Parque Subaquático localizado em Alvor (que implica a submersão de quatro navios da Marinha Portuguesa)».

A criação do parque «implica alguns critérios, em termos de segurança, para quem pratica mergulho e, nesse sentido, surgiu a vontade de prover esta Instituição Hospitalar de condições para receber os mergulhadores que sofram acidente de mergulho, já que a Unidade de Medicina Hiperbárica mais próxima fica localizada na capital portuguesa».

Assim, com a assinatura deste protocolo, «Portimão e a sua Instituição Hospitalar usufruirão de uma valência médica que, para além de oferecer segurança à prática de mergulho recreativo, possui inúmeras aplicabilidades clínicas que tornam a região mais autónoma e a Unidade Hospital como uma referência nesta área», acrescenta o CHBA.

«A importância do Turismo, enquanto principal fonte económica do Algarve, é uma realidade indiscutível. A exploração das várias ofertas turísticas que a região dispõe deve convergir com a crescente adaptação das infraestruturas de apoio, nomeadamente na área da saúde, com apetrechamento de requisitos técnicos que geram no turista mais confiança na região», conclui a nota do Centro Hospitalar.

Comentários

pub