Conselho Geral da Universidade do Algarve escolhe esta tarde o seu presidente

O Conselho Geral da Universidade do Algarve vai eleger hoje o seu presidente entre os dez elementos externos à academia […]

O Conselho Geral da Universidade do Algarve vai eleger hoje o seu presidente entre os dez elementos externos à academia que os membros eleitos do órgão de governação da universidade algarvia escolheram.

A nova composição do Conselho Geral é marcada por membros cooptados muito ligados à área pedagógica e científica, bem como empresarial.

As dez personalidades externas à UAlg cooptadas para o Conselho Geral foram Luís Magalhães, ex-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Bruto da Costa, ex-ministro e atual presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, os empresários algarvios Vítor Neto e Sandra Correia, o diretor do Instituto das Drogas e Toxicodependência João Goulão, o musicólogo Rui Nery, o ex-presidente da CCDR do Algarve Campos Correia e o psicólogo e ex-deputado pelo PSD José Canavarro.

O antigo presidente da Associação Académica Pedro Meireles e o professor da Universidade de Huelva Alfonso Vargas são as duas únicas personalidades que transitam do antigo para o novo Conselho Geral.

«Há aqui pessoas ligadas ao ensino e outras às empresas. No fundo, foi essa a intenção, criar aqui um conjunto de competências, umas mais voltadas para as empresas, outras mais voltadas para o ensino», resumiu o presidente interino do órgão Ludgero Sequeira ao Sul Informação.

«É evidente que esta lista saiu de um rol de 21 propostos, salvo erro», salientou.

«Este novo Conselho Geral tem uma maior componente regional, sem dúvida. De alguma forma, penso que a composição está mais equilibrada. Agora, é certo que no anterior haveria nomes mais sonantes, mas, pela experiência que tivemos no passado, julgo que as pessoas agora escolhidas podem ter um contributo muito bom para o desenvolvimento da Universidade do Algarve», considerou.

Hoje será eleito o futuro presidente do órgão, nome que terá de ser escolhido de entre as dez personalidades externas escolhidas.

Segundo Ludgero Sequeira, é difícil prever para que nome se irá inclinar o conselho, mas elege Luís Magalhães e Bruto da Costa, pelo seu currículo e experiência, como os candidatos mais prováveis. «Mas estou certo que qualquer um dos dez elementos cooptados fará um bom trabalho, caso seja eleito», salientou.

Na reunião que está já a decorrer, ainda não será lançada uma data para a eleição do Reitor, uma das competências do Conselho Geral. «Hoje abordaremos a questão do regulamento, que não deverá levantar grandes questões», disse.

Quanto a uma data, já se sabe que a eleição acontecerá «em outubro ou novembro» e a marcação do dia deverá ser o assunto central numa das próximas reuniões do órgão da UAlg, que serão marcadas hoje.

Comentários

pub