Até domingo, a cavala é a “estrela” da I Mostra de Sabores de Olhão

A cavala vai estar no centro das atenções na I Mostra de Sabores de Olhão, que está a decorrer desde […]

A cavala vai estar no centro das atenções na I Mostra de Sabores de Olhão, que está a decorrer desde ontem e continua até domingo.

Uma iniciativa promovida pela Câmara de Olhão à qual aderiram vários restaurantes do concelho e onde a Docapesca aproveitou para realizar mais uma etapa da Campanha da Cavala, que pretende valorizar esta espécie de peixe, abundante em águas nacionais e com grande valor nutritivo.

A melhor forma de promover um produto gastronómico é mostrar a sua versatilidade, na hora de ir para o prato, dar a conhecer diferentes formas de o cozinhar e os sabores a elas associados. E é muito por ai que passa a campanha que a Docapesca tem vindo a promover um pouco por todo o país. Outra componente cada vez mais valorizada é o benefício que os alimentos trazem para a saúde, campo onde a cavala também “dá cartas”.

Estas duas componentes serão unidas numa iniciativa que terá lugar em duas escolas do concelho de Olhão, hoje, terça-feira e amanhã ao final da manhã. A partir das 11 horas, as escolas João da Rosa, em Olhão (hoje) e Dr. João Lúcio, na Fuseta (quarta), acolhem um workshop sobre o tema «Peixe é Saúde», por Teresa Sancho da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, seguida de aula de confeção de cavala.

O público escolar do concelho também terá a oportunidade de fazer visitas de estudo à lota de Olhão e às fábricas de conservas “Conserveira do Sul” e “Freitasmar”, a partir de hoje e até sexta-feira. Também na sexta-feira, a Sociedade Recreativa Olhanense será o palco do conjunto de atividades sobre o mar, dirigidas a crianças e jovens, «Experimentar o Mar», promovida pela EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e colaboração do Centro Ciência Viva de Faro. As ações decorrem das 9 às 18 horas, com uma pausa entre as 13 e as 14 horas.

Depois de os mais pequenos aprenderem os benefícios da Cavala e formas de a cozinhar (neste caso, adivinha-se que seja mais valorizada a parte de provar), também o público em geral vai ter oportunidade de conhecer melhor esta espécie de peixe e receber dicas sobre formas de o confecionar.

Na quinta e na sexta-feira haverá aulas de Culinária gratuitas no Mercado Municipal de Olhão, com Chefes da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. As aulas decorrem entre as 10 e as 12 horas e os interessados deverão inscrever-se no mercado municipal.

Na quinta-feira, às 17 horas, o Auditório da Junta de Freguesia de Olhão (Praça de Agadir) recebe um Encontro dedicado ao tema «Benefícios do Peixe para a Saúde», com intervenções sobre nutricionismo e saúde.

Este programa, fruto de parcerias da Docapesca com a ARS Algarve e com o Município de Olhão, que organiza o evento, serve de complemento a uma oferta gastronómica variada que estará disponível em muitos restaurantes do concelho.

Cada restaurante participante apresentará na sua ementa um prato de cavala (fresca ou em conserva), seja numa entrada ou prato principal. Entre quinta-feira e domingo haverá ainda animação noturna em colaboração com os bares da cidade.

Segundo a Docapesca, a Cavala é uma espécie rica em proteínas, tendo um teor idêntico ao da carne e constituídas por todos os aminoácidos essenciais e não essenciais, e rica em ácidos gordos da série ómega-3, reconhecidos pelo seu papel na prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas.

«Presentemente, considera-se que a grande importância dos produtos da pesca decorre também dos baixos níveis de colesterol (ao redor de 30 mg/100 g) e da sua fácil digestão, o que o torna adequado para ser consumido em todos os escalões etários. Por todas estas razões, a Organização Mundial de Saúde e outras organizações internacionais recomendam o consumo semanal de pelo menos três refeições à base de pescado», lembrou a empresa pública.

A Campanha da Cavala é desenvolvida no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, cofinanciado pelo programa PROMAR. O CCL tem como objetivo contribuir para a valorização qualitativa e quantitativa do pescado e, consequentemente, para a sustentabilidade dos recursos, para o aumento da rentabilidade do sector das Pescas em Portugal e da retribuição dos nossos pescadores.

Comentários

pub