Música vai dar mais vida aos monumentos algarvios entre abril e julho

A música clássica e o património edificado do Algarve voltam a marcar encontro ao longo dos próximos meses, em mais […]

A música clássica e o património edificado do Algarve voltam a marcar encontro ao longo dos próximos meses, em mais uma edição da iniciativa «Música nos Monumentos». As ruínas romanas de Milreu acolheram no Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, celebrado na passada semana, a sessão de apresentação deste ciclo e também o primeiro dos cinco concertos que fazem a programação deste ano.

Segue-se já amanhã um espetáculo no Chalé João Lúcio, a Ecoteca de Olhão, onde um trio de cordas composto por elementos da Orquestra do Algarve vai tocar composições de J. Haydn, Franz Schubert e Beethoven. Uma iniciativa que pode ser vista a partir das 18h30. Todos os agrupamentos de câmara que irão tocar nos diferentes pontos da região são compostos por músicos da orquestra.

Esta parceria, que dura há quatro anos, entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Orquestra do Algarve pretende «fazer a aproximação de públicos», aliando duas dimensões distintas do mundo cultural: a música e o património. O objetivo é «surpreender» o público, unindo duas formas de viver a cultura, que podem ser complementares.

«Os monumentos são parte do nosso passado, mas também do presente e devem ser uma parte do território que seja fruída e usada, um local onde também possamos viver», ilustrou na apresentação da quarta edição deste evento a diretora regional de Cultura Dália Paulo.

Depois do concerto em Milreu, protagonizado por um duo de violinistas que interpretou obras de Jacques Féréol Mazas, a iniciativa contará com um segundo espetáculo em abril, em Olhão.

Um concerto que vai ter lugar no dia 27, no Chalé João Lúcio, «um sítio fantástico e um miminho do nosso património», na visão de Dália Paulo. Além da componente patrimonial, a agora Ecoteca de Olhão beneficia da «envolvência natural», uma vez que se situa no coração do Parque Natural da Ria Formosa, junto à Quinta de Marim que lhe serve de sede. Com a adição de música, esta é «uma oportunidade a não perder».

Em Maio, no dia 25, será a Alcaidaria do Castelo de Loulé o local escolhido para acolher mais um concerto do ciclo. Neste caso, serão cinco os membros da Orquestra do Algarve presentes, um quinteto de cordas e clarinete, que irá interpretar obras de Mozart e Osvaldo Golijov.

Em junho o ciclo vai até Cacela Velha, concelho de Vila Real de Santo António, onde um quinteto de sopros irá tocar peças de Mozart, A. Reicha e Haydn no antigo cemitério desta pequena localidade com uma vista privilegiada a Ria Formosa. Um aldeia conhecida não só pela sua beleza natural, mas também pelo seu património.

O ciclo de «Música nos Monumentos» de 2013 termina na Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, em Vila do Bispo, com a atuação de um quarteto de sopro, com o repertório a incluir obras de Mozart, Frederick Loewe e Jerry Bock.

Os concertos deste ciclo são todos destinados a maiores de 6 anos e os bilhetes para cada sessão custam cinco euros. Um bilhete para os quatro concertos (o de apresentação foi gratuito) custa 16 euros e habilita o seu comprador a ganhar um prémio Cartão FNAC de 50 euros, que pode ser usado para «a aquisição de música ou instrumentos musicais na FNAC Algarve Shopping».

Comentários

pub