Monumentos do Algarve vão estar em festa de 18 a 21 de abril

Uma viagem aos sabores da Pré-História, a culminar uma tarde passada em Alcalar, música e visitas encenadas a monumentos, leitura […]

Uma viagem aos sabores da Pré-História, a culminar uma tarde passada em Alcalar, música e visitas encenadas a monumentos, leitura comentada de textos clássicos greco-romanos, passeios pedestres à descoberta do património, conferências, integram o programa das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, entre 18 e 21 de abril.

E porque os tempos são de contenção, uma boa notícia: a participação do público nas várias atividades, bem como as entradas nos monumentos, é gratuita.

Num programa coordenado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, com a participação de várias outras entidades e parceiros, os eventos vão decorrer nas Ruínas Romanas de Milreu, Castelo de Paderne, Castelo de Loulé, Villa Romana da Abicada, Monumentos Megalíticos de Alcalar, Ermida de Nossa Sra de Guadalupe, Fortaleza de Sagres e Castelo de Aljezur.

Dália Paulo, diretora regional de Cultura, disse ao Sul Informação que, apesar da crise, «não foi difícil» juntar vários parceiros na organização do vasto programa de atividades. «Há todo um caminho que já temos feito com estas entidades», adiantou, acrescentando que as parcerias não implicam dinheiro, mas apenas «a disponibilização de meios humanos e logísticos».

«Nestas épocas até acaba por ser mais fácil, porque as instituições já perceberam que, sozinhas, não conseguem fazer as coisas e que, sobretudo, não terão a visibilidade que uma programação deste tipo, conjunta, consegue».

Tudo começa no dia 18 de abril, no Castelo de Paderne (Albufeira), onde, entre as 10h00 e as 12h00, vão decorrer visitas orientadas pelo Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira.

Também às 10h00, mas na outra ponta do Algarve, na Fortaleza de Sagres, terá lugar uma «Viagem à(s) paisagen(s) que habitamos». Trata-se de um passeio pedestre no Promontório de Sagres orientado por Carla Cabrita (inscrições prévias limitadas a 15 pessoas por passeio ), numa organização da DRCAlgarve e da empresa Walkin’Sagres. O passeio repete-se às 15h00.

Ali perto, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo), às 10h00 começa também a oficina pedagógica dos 5 sentidos com Ana Custódio, denominada «Vem descobrir e sentir a nossa Ermida», que conta com o apoio do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Às 11h00, na Alcaidaria do Castelo de Loulé, será apresentado o projeto da Rota de Al-Mutamid, que conta como parceiros regionais com as Câmaras Municipais de Loulé, Silves e Tavira.

Ao meio dia, terá lugar uma visita ao Castelo e aos Banhos Islâmicos de Loulé, orientada pela arqueóloga Alexandra Pires.

 

Villa Romana da Abicada integra programa pela primeira vez

 

Villa romana da Abicada, em imagem de arquivo

No Museu de Portimão, às 18h30, terá lugar a conferência «Trabalhos arqueológicos recentes no município de Portimão», por Eduardo Porfírio, da empresa Palimpsesto, que falará sobre as mais recentes intervenções na Villa Romana da Abicada.

Dália Paulo sublinha que, contrariamente ao que as pessoas pensam, nos últimos dois anos foram feitos trabalhos arqueológicos na Abicada, mas admite que «é preciso dar a conhecê-los». Daí a necessidade de este ano e pela primeira vez, haver duas atividades ligadas a este sítio arqueológico romano, que é monumento nacional.

«Em 2011, a Abicada sofreu duas intervenções: uma de consolidação estrutural, com a construção de um muro de suporte para que a Villa não se desmoronasse, e outra foi a retirada dos mosaicos, colocando-os a salvo, no Museu de Portimão».

«Iremos agora promover o restauro dos mosaicos, que serão ponto de partida para uma exposição sobre a Abicada, no Museu de Portimão, ainda sem data. O objetivo é que os mosaicos sejam depois devolvidos à Villa da Abicada, mas quando este monumento tiver condições de visita, que neste momento não tem».

«Sabemos que a Abicada não está como nós gostaríamos, mas a ideia, com as atividades que agora vamos promover no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, é sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteger aquele sítio, bem como mostrar o que já lá foi feito e que temos projetos para o futuro», acrescentou a diretora regional de Cultura.

 

Milreu é palco de atividades para vários gostos

 

Também no dia 18 de abril, às 18h30, mas na Villa Romana de Milreu, em Estoi (Faro), haverá a apresentação do ciclo “Música nos Monumentos”, que conta com a parceria da FNAC e das Câmaras Municipais de Olhão, Loulé, Vila Real de Santo António e Vila do Bispo.

A fechar esta quinta-feira, primeira jornada das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na FNAC do Algarve Shopping, na Guia (Albufeira), às 21h00, Maria João Vasconcelos, diretora do Museu Nacional Soares dos Reis, do Porto, dará uma conferência.

Esta é uma atividade que decorre fora dos monumentos e dos espaços a eles ligados. Dália Paulo salienta que a diretora do Museu Nacional Soares dos Reis vai falar sobre «o que é esta coisa do património e da educação», numa palestra a pensar nos técnicos, nos professores e no público em geral.

Na sexta-feira, dia 19, às 18h30, a Villa Romana de Milreu, em Estoi (Faro), recebe o projeto «Amatores in situ», uma leitura comentada de textos clássicos greco-romanos, por Adriana Nogueira, professora da Universidade do Algarve.

Esta será a primeira leitura de um ciclo que se vai prolongar até novembro, com interrupção no Verão, com leituras sempre em Milreu, na terceira quinta-feira de cada mês.

«Trata-se de pessoas que adoram o mundo clássico e que sabem imenso sobre o tema, mas que, à exceção da Adriana Nogueira, que é professora dessa área na Universidade do Algarve, são verdadeiros amadores. Eles são médicos, enfermeiros. O objetivo destas leituras é despertar o amor pelos clássicos», comentou a diretora regional de Cultura.

No sábado, dia 20 de abril, as atividades continuam em Milreu. Assim, entre as 9h30 e as 13h00 e de novo das 14h00 às 17h00, o grupo de estagiários de Teatro da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro) promove visitas encenadas à Villa Romana de Milreu, em Estoi.

 

Feira Exotérica no Castelo de Paderne

 

Também no sábado, dia 20, entre as 14 e as 22h00, por seu lado, o Castelo de Paderne (Albufeira) vai receber uma Feira Exotérica, numa organização da DRCAlgarve, Câmara Municipal de Albufeira e Junta de Freguesia de Paderne.

A diretora regional de Cultura explicou ao Sul Informação que esta será uma forma de fazer com que «as pessoas que gostam desse espaço e o usam para os seus rituais exotéricos percebam que é importante que o monumento continue a existir e em boas condições de conservação».  Ou seja, a ideia é «ganhar a cumplicidade dessas pessoas» e fazer com que entendam que elas só têm a ganhar «se o monumento não for afetado».

Dália Paulo acrescentou que os rituais que têm lugar no Castelo de Paderne são, no fundo «uma utilização contemporânea» do lugar e uma forma diferente de «conviver com o património».

A Feira Exotérica, adiantou ainda, terá tudo o que se espera de um evento do género, a começar pela leitura do futuro nas cartas, venda de produtos exotéricos. No mínimo interessante…

Bem diferente é o programa previsto para o Castelo de Aljezur, que motiva a inauguração de um circuito histórico, cultural e ambiental desta vila, que tem partida e ponto de encontro às 14h00, no Largo do Mercado. A iniciativa conta com organização da Câmara Municipal e da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur.

 

O que comiam os Pré-Históricos?

 

Mas o ponto alto deste sábado será a tarde na Pré-História nos Monumentos Megalíticos de Alcalar (14h00 às 18h30), que inclui uma recriação histórica do quotidiano numa comunidade pré-histórica, com ateliês de tecelagem, olaria, moagem, caça, música.

A tarde culmina, às 18h30, com uma performance gastronómica feita pelo artista Jorge Rocha e pelos arqueólogos Rui Parreira, Elena Móran e Isabel Soares, sob o lema da «viagem aos sabores da Pré-História. Estas atividades são uma organização da DRCAlgarve e do Museu Municipal de Portimão.

Para fechar com chave de ouro estes quatro dias dedicados aos Monumentos, no domingo, dia 21, às 9h30, haverá um passeio pedestre à Villa Romana da Abicada, orientado pelo biólogo Filipe Bally. O ponto de encontro será no Clube Recreativo da Figueira, sendo obrigatória inscrição prévia para um limite de 30 pessoas.

Às 16h00, a Academia de Música de Lagos dará um concerto na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Fortaleza de Sagres.

Proposto pela ICOMOS e coordenado a nível nacional pela Direção Geral do Património Cultural (ex-Igespar), «o tema para 2013 “Património + Educação = Identidade” coloca-nos perante o desafio e a reflexão sobre estes vetores distintos, mas transversais e fundamentais para um trabalho educativo ativo e sistemático, de pedagogias várias, imprescindível à reapropriação dos valores culturais, ao resgate das memórias e à reconstrução dos sentimentos de identidade das comunidades contemporâneas», salienta a Direção Regional de Cultura.

 

PROGRAMA

 

Villa Romana de Milreu
Faro/ Estoi

Dia 18 de abril
18h30 | Ciclo “Música nos Monumentos”– Apresentação do projeto que conta com a parceria da FNAC e das Câmaras Municipais de Olhão, Loulé, Vila Real de Santo António e Vila do Bispo.
Apontamento musical pela Orquestra do Algarve.
Organização DRCAlgarve e Associação Musical do Algarve com o apoio da Junta de Freguesia de Estoi.

Dia 19 de abril
18h30 | Amatores in situ – Leitura comentada de textos clássicos greco-romanos pela Profa. Doutora Adriana Nogueira da Universidade do Algarve.
Organização da DRCAlgarve e Universidade do Algarve.

Dia 20 de abril
9h30-13h00 e 14h-17h00 | Visitas encenadas – Grupo de estagiários de Teatro da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro).
Organização da DRCAlgarve e Escola Secundária Pinheiro e Rosa

 

FNAC Algarve Shopping
Albufeira/Guia

Dia 18 abril
21h00 | Educação e Património – Conferência pela Drª Maria João Vasconcelos, Diretora do Museu Nacional Soares dos Reis, Porto.
Organização da DRCAlgarve e FNAC Algarve Shopping.

 

Castelo de Paderne
Albufeira/Paderne

Dia 18 abril
10h e 15h00 | Visitas orientadas pelo Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira
Organização da DRCAlgarve e Câmara Municipal de Albufeira com o apoio da Junta de Freguesia de Paderne.

Dia 20 abril
14h – 22h00 | Feira Exotérica
Organização da DRCAlgarve, Câmara Municipal de Albufeira e Junta de Freguesia de Paderne.

 

Castelo de Loulé
Loulé/ Alcaidaria do Castelo

Dia 18 abril
11h00 | Rota de Al-Mutamid – Apresentação do projeto que conta como parceiros regionais as câmaras Municipais de Loulé, Silves e Tavira.
Organização da DRCAlgarve e Câmara Municipal de Loulé.

12h00 | Visita ao Castelo de Loulé e aos Banhos Islâmicos de Loulé orientada pela arqueóloga Alexandra Pires.
Organização da DRCAlgarve e Câmara Municipal de Loulé.

 

Villa Romana da Abicada
Portimão/ Mexilhoeira Grande

Dia 18 abril
18h30 | Trabalhos arqueológicos recentes no município de Portimão – Conferência pelo Dr. Eduardo Porfírio – Palimpseto Ldª , no Museu Municipal de Portimão.
Organização da DRCAlgarve e Museu Municipal de Portimão.

Dia 21 abril
9h30 | Passeio pedestre à Villa Romana da Abicada , orientado por Filipe Bally (ponto de encontro Clube Recreativo da Figueira) inscrições prévias e limite de 30 pessoas.
Organização da DRCAlgarve e Museu Municipal de Portimão.

 

Monumentos Megalíticos de Alcalar
Portimão/ Mexilhoeira Grande

Dia 20 abril
14h-18h30 | Uma tarde na Pré-história – recriação histórica do quotidiano numa comunidade pré-histórica, com ateliers de tecelagem, olaria, moagem, caça, música.
Organização da DRCAlgarve e Museu Municipal de Portimão.

18h30 | Viagem aos sabores da Pré-História – performance gastronómica com degustação por Jorge Rocha, Rui Parreira, Elena Móran e Isabel Soares.
Organização da DRCAlgarve e Museu Municipal de Portimão.

 

Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe
Vila do Bispo/ Raposeira

Dia 18 abril
10h00 | Vem descobrir e sentir a nossa Ermida- Oficina pedagógica dos 5 sentidos com Ana Custódio.
Organização da DRCAlgarve e o apoio do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo e Câmara Municipal de Vila do Bispo.

 

Fortaleza de Sagres
Vila do Bispo/ Sagres

Dia 18 abril
10h e 15h00 | Viagem à(s) paisagen(s) que habitamos – passeio pedestre no Promontório de Sagres orientados por Carla Cabrita (inscrições prévias limitadas a 15 pessoas por passeio ).
Organização da DRCAlgarve e Walkin’Sagres.

Dia 21 abril
16h00 | Concerto – pela Academia de Música de Lagos na Igreja de Nossa Senhora da Graça da Fortaleza de Sagres.
Organização da DRCAlgarve e Academia de Música de Lagos.

 

Castelo de Aljezur
Aljezur

Dia 20 abril
14h00 | Circuito histórico, cultural e ambiental de Aljezur – inauguração (ponto de encontro Largo do Mercado).
Organização da DRCAlgarve, Câmara Municipal de Aljezur e Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur.

 

Nota: A participação do público nas várias atividades, bem como as entradas nos Monumentos é gratuita.

 

Contactos:
Direção Regional de Cultura do Algarve – 289 896 070; [email protected];
Fortaleza de Sagres – 282 620 140; [email protected]
Câmara Municipal de Albufeira – 289599587 ; [email protected]
Câmara Municipal de Loulé – 289400957; [email protected]
Museu Municipal de Portimão – 282405230; [email protected]
Câmara Municipal de Aljezur – 282 990010; [email protected]

 

 

Comentários

pub