Monchique inaugura Rota das Chaminés de Saia para assinalar Dia dos Monumentos e Sítios

Monchique vai comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um passeio pedestre de inauguração da Rota das Chaminés […]

Monchique vai comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um passeio pedestre de inauguração da Rota das Chaminés de Saia, no próximo dia 21 de abril.

Trata-se de um percurso pedestre circular de apenas 4,5 quilómetros, desenvolvido pela Câmara Municipal de Monchique, em parceria com diversas entidades, como as associações Almargem e “O Monchiqueiro” – Grupo de Dinamização Cultural.

Este percurso desenvolve-se na malha urbana da Vila, passando nos locais onde se poderá avistar estas chaminés características, que são património único em Portugal, bem como outros locais de interesse, como são os casos da Igreja Matriz, Mercado Municipal, Casas Senhoriais e outros.

Esta Rota integra o projeto Veredas de Monchique e poderá ser percorrida com a ajuda de um áudio-guiado, que pode ser descarregado a partir do site da Câmara Municipal para um leitor mp3, mp4 ou telemóvel e ainda para tablets.

Será também disponibilizado um ficheiro PDF com as informações dos monumentos e locais de Monchique, bem como das lojas de artesanato e outros pontos de interesse.

Para Rui André, presidente da Câmara de Monchique, «estas Rotas inaugurais presentes no projeto Veredas de Monchique servem para confirmar as opções de trajetos, bem como “afinar” a informação presente e que queremos transmitir».

«Este percurso, que é todo realizado na malha urbana da vila, e cujo tema são as Chaminés de Saia de Monchique, elemento patrimonial único e que nos distingue do resto do Algarve, engloba a passagem pelos locais mais interessantes da Vila de Monchique e do seu Património».

O autarca acrescenta que este percurso terá um áudio-guiado, para que«o possamos fazer ao nosso ritmo».

Por isso,. Rui André considera que Monchique «inova nas questões da oferta turística e da forma de dar a conhecer a quem nos visita todo o seu património, no caso particular o da Vila de Monchique com esta Rota das Chaminés de Saia! Dá-se com esta iniciativa mais um passo importante na consolidação e preparação de um produto turístico que enriquece este destino de Topo no Algarve».

Comentários

pub