Festa do Cinema Italiano mostra «cinema de qualidade e apelativo» em Loulé

A «8 ½ Festa do Cinema Italiano» começa hoje, sexta-feira, em Loulé e  vai «oferecer cinema italiano de qualidade e […]

A «8 ½ Festa do Cinema Italiano» começa hoje, sexta-feira, em Loulé e  vai «oferecer cinema italiano de qualidade e apelativo» aos algarvios ao longo de três dias. Esta é a sexta edição do festival, mas será a primeira vez que o Algarve vai beneficiar de uma extensão.

O primeiro filme a ser exibido no Cine-Teatro Louletano será comédia «Una Famiglia Perfetta» (2012), de Paolo Genovese, sessão que começa às 21h30. Seguem-se mais dois dias de cinema italiano, com a oferta a contemplar curtas e longas-metragens e vários géneros.

Como ilustrou o diretor do «8 ½» Stefano Savio numa conversa que manteve com a Rádio Universitária do Algarve, esta festa procura divulgar o melhor cinema que se faz em Itália. «Apesar de não ser muito distribuído nem muito visto em sala, é ainda assim um cinema que tem grande appeal junto das pessoas», considerou.

Para Stefano Savio, esta é uma escola de cinema com a qual os portugueses sentem grande ligação. «Uma coisa que eu acho que o nosso cinema tem e que resulta muito bem em Portugal é que fala diretamente ao espetador. Ao contrário de outro cinema Europeu, que é mais de artista, de linguagem, o cinema italiano quer criar empatia com o espetador e com as personagens das histórias. É um cinema que se pode tornar simpático, no sentido da apropriação da história, algo que o público português adora», considerou.

A dar força a este festival está ainda a «comunidade italiana bastante forte» existente em Portugal, que também tem muitos representantes no Algarve. Foi, de resto, o Consulado Honorário de Itália na região que ajudou a organização a encontrar um parceiro institucional local, a Câmara de Loulé, que cedeu um espaço para extensão.

«Desde a primeira edição que tentámos vir aqui ao Algarve. Não foi possível até agora, nem sempre é fácil encontrar apoios e instituições que possam apoiar eventos deste tipo. Este ano tivemos mais sorte», disse o diretor da Festa do Cinema Italiano. «Acho que o Festival está a crescer e começou a tornar-se mais interessante para as diferentes câmaras, neste caso a de Loulé», ilustrou.

Ao nível da programação, depois da estreia desta noite, a festa continua amanhã, sábado com as curtas metragens «Cargo» (2012), de Carlo Sironi, «Terra» (2012), de Piero Messina, «La Colpa» (2011), de Francesco Prisco, «Trainning Auto Geno» (2011), de Astutillo Smeriglia, «Dell’Ammazzare il Maiale» (2011), de Simone Massi, e «Cusutu’n Coddu (Cucito Addosso)» (2012), de Giovanni la Parola, a ser exibidas a partir das 16h30.

Também amanhã, será exibido às 18h30 o filme «Bellas Mariposas» (2012), de Salvatore Mereu. À noite, o público terá a oportunidade de assistir a uma produção conjunta de Itália e Suíça, a longa-metragem «L’Intervallo» (2012), de Leonardo di Costanzo, «um dos mais premiados filmes italianos a nível internacional».

No domingo e a encerra a festa, será exibida a obra «Io sono Li» (2012), de Andrea Segre. Esta produção franco-italiana foi a vencedora do prémio Lux, como reconhecimento dado pelo Parlamento Europeu aos filmes considerados portadores de valores sociais pela integração das comunidades da Europa.

O «8 1/2 Festa do Cinema Italiano» é uma iniciativa da associação Il Sorpasso em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada de Itália em Portugal, e irá passar também por Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e Luanda. A extensão de Loulé do festival tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé e do Consulado Honorário da Itália em Faro.

Comentários

pub