Estacionamento pago no Hospital do Barlavento ainda não começa esta sexta-feira

O pagamento do estacionamento nos parques do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), em Portimão, ainda não entra em vigor […]

O pagamento do estacionamento nos parques do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), em Portimão, ainda não entra em vigor nesta sexta-feira, dia 5, devido a «questões técnicas» que têm a ver com o sistema eletrónico de cobrança, disse ao Sul Informação uma fonte daquela unidade.

O estacionamento começará a ser pago «no início da próxima semana», muito provavelmente logo na segunda-feira, após a resolução dos problemas técnicos.

Entretanto, para as 10 horas desta sexta-feira, está convocada uma manifestação de protesto contra a medida adotada pelo Conselho de Administração do CHBA, organizada pela Comissão de Utentes do hospital e que conta já com o apoio do Bloco de Esquerda e do PCP.

O Conselho de Administração enviou ao Sul Informação um esclarecimento de nove pontos sobre a polémica decisão de taxar o estacionamento, começando por dizer que «a ideia de disciplinar o estacionamento no CHBA não é de todo uma novidade. Aliás, este é um processo que transitou do anterior Conselho de Administração, que já teria detetado várias situações anómalas que ocorriam no parque, incluindo o estacionamento abusivo», que se regista devido à «estratégica localização» do hospital «à entrada da cidade de Portimão».

Por essa razão, continua o esclarecimento, «este Conselho de Administração materializou um projeto que já
existia e lançou um concurso público internacional para a Concessão do Parque de Estacionamento, do qual foi selecionada a Empresa CPE – Companhia de Parques de Estacionamento, S.A».

O Conselho de Administração realça também que «esta estratégia de disciplinar e concessionar o parqueamento, em meio hospitalar, não é uma ideia isolada e tem sido implementada em vários hospitais do País».

Tentando responder às questões que têm sido levantadas sobre o pagamento do estacionamento, o CA acrescenta que «deliberou que os profissionais afetos à casa e algumas exceções (voluntários, dadores e outros casos pontuais) usufruirão de estacionamento gratuito em parques específicos para o efeito».

Por outro lado, garante que «está em marcha um processo de modernização no atendimento aos utentes das Consultas Externas que irá permitir a realização da consulta, para a hora previamente agendada, salvaguardando qualquer eventualidade que surja».

Este ponto do esclarecimento procura responder às críticas que têm sido feitas pelos utentes, que sublinham esperar por vezes longas horas por consultas externas que não se realizam à hora marcada. Com o estacionamento pago, além das taxas moderadoras, os utentes terão ainda de pagar uma conta significativa para poder parquear.

O Conselho de Administração do CHBA adianta também que, «a quem permanecer, no máximo, 15 minutos no estacionamento, não será cobrada taxa de utilização. Contudo, se exceder esse período será taxado o valor em tabela para a totalidade do tempo».

«Na totalidade, o Parque tem 778 lugares de estacionamento, sendo que no Parque 1 os utentes têm à disposição cerca de 289 lugares. Se não houver lugar nesse parque terá então acesso aos restantes parques para estacionar», conclui o esclarecimento enviado ao Sul Informação.

Comentários

pub