Escola de Artes de Lagoa recebeu o nome do Mestre Fernando Rodrigues

Emoção e carinho. Estas foram as duas palavras que, no sábado, marcaram a cerimónia de atribuição do nome do mestre […]

Emoção e carinho. Estas foram as duas palavras que, no sábado, marcaram a cerimónia de atribuição do nome do mestre oleiro Fernando Rodrigues à Escola de Artes de Lagoa, que ele próprio ajudou a criar, há trinta anos.

O presidente da Câmara de Lagoa recordou que o concelho está «ancestralmente ligado à atividade do barro e da olaria», acrescentando ter conhecido o Mestre Fernando Rodrigues enquanto ainda era vereador da Cultura.

O edil José Inácio revelou ainda que a ideia da homenagem partiu dos alunos do mestre oleiro, hoje com 79 anos. ««A Câmara de Lagoa e eu próprio logo acolhemos a ideia com entusiasmo, porque estamos reconhecidos por todo o trabalho que o Mestre Rodrigues tem feito ao longo destes anos, na preservação da tradição oleira e na divulgação do nome de Lagoa».

Elisa Rafael, uma das alunas, falando em nome dos seus colegas, agradeceu «a amizade que o Mestre tem por todos nós». E a paciência para, ano após ano, ensinar os segredos do barro e da olaria.

Por seu lado, Fernando dos Santos Rodrigues salientou ter sido «com surpresa» que soube que a Câmara desejava prestar-lhe «homenagem pelos muitos anos dedicados à Olaria nesta Escola de Artes e noutros locais e por ter sido o fundador desta Escola, gentileza que muito me honra».

O Mestre Fernando Rodrigues no seu discurso

No seu breve discurso, o mestre artesão recordou o seu trabalho ao serviço da preservação da arte milenar da olaria, que aprendeu com o seu pai, o Mestre Gregório Rodrigues, que foi o último oleiro profissional de Lagoa. E lembrou os seus anos de aulas, quer na Escola de Artes, quer na Secundária de Lagoa, quer em cursos de formação profissional.

Na cerimónia participaram muitos dos antigos e atuais alunos do Mestre Fernando Rodrigues, bem como amigos, familiares, autarcas. Foi ainda inaugurada uma exposição dedicada ao trabalho deste artesão, que pode ser vista na Escola de Artes agora chamada Mestre Fernando Rodrigues.

Enquanto a cerimónia decorria, ali ao lado, numa das salas da Escola, alguns alunos continuavam a trabalhar o barro, amassando-o à mão ou moldando-a na roda de oleiro.

O mestre Fernando dos Santos Rodrigues é desde há trinta anos o responsável técnico e pedagógico da Escola de Artes de Lagoa, antiga Escola Municipal de Artesanato, que resultou do aproveitamento e transformação do velho matadouro municipal, em 1983, por proposta sua.

Fernando Rodrigues, atualmente com 79 anos de idade (nasceu em Lagoa, a 25.9.1933), foi militar de carreira durante 36 anos, passando à reserva com o posto de sargento-chefe, para se dedicar à olaria tradicional, não só para continuar uma atividade que sempre o fascinou, mas, sobretudo, para honrar e continuar o legado de seu pai, o Mestre Gregório, que foi um dos mais conceituados ceramistas da região de Lagoa e com quem se iniciou aos 10 anos de idade.

Mesmo em dia de homenagem, e sem as suas roupas de trabalho, o Mestre Fernando não deixou de dar indicações aos seus alunos

Fernando Rodrigues colaborou com os artistas Lima de Freitas e Patrick Swift, durante mais de cinco anos, na Olaria de Porches. Deu formação profissional e foi professor na área de tecnologia de olaria, na Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa.

Tem exposto os seus trabalhos em mercados e feiras por todo o país – nomeadamente na FATACIL – e mesmo em Espanha e a sua arte está espalhada por muitas coleções de todo o mundo.

 

Veja aqui mais fotos da cerimónia e da festa.

Comentários

pub