António Mendonça volta a ser candidato da CDU a Faro e confia em bom resultado

António Mendonça volta a ser o candidato da CDU à Câmara de Faro e está confiante de que vai conseguir […]

António Mendonça volta a ser o candidato da CDU à Câmara de Faro e está confiante de que vai conseguir um resultado que permita garantir, pelo menos, um lugar de vereação.

A CDU anunciou esta terça-feira os cabeça-de-lista aos principais órgãos autárquicos de Faro nas eleições que terão lugar em outubro e volta a apostar nos mesmos protagonistas de 2009.

Na sessão que teve lugar na sede do PCP em Faro, foi ainda anunciado que Botelho Agulhas volta a ser o primeiro elemento da lista à Assembleia Municipal e que o Mandatário da candidatura da CDU será, de novo, Joaquim António Barbio.

No discurso de apresentação de candidatura, António Mendonça defendeu que «o investimento público municipal não deve ser reduzido a níveis incipientes» e acredita que em Faro, à semelhança do que acontece no país, há alternativas às atuais políticas.

«No quadro complicado em que estamos, é necessário que os eleitores, no ato de votar, assumam a responsabilidade do voto que lá vão colocar», considerou António Mendonça, em declarações aos jornalistas à margem da sessão.

«Não podemos continuar perante eleitores que não se satisfazem com o que têm, não aceitam a governação que têm a nível municipal e nacional e que, depois, não são capazes de assumir a sua obrigação, que é votar naqueles que lhe dão mais garantias de lutar por aquilo que eles querem e combater o que não querem», disse António Mendonça.

E dá exemplos concretos de lutas da CDU nos últimos anos, nomeadamente a contestação «ao Polis da Ria Formosa que é um sorvedouro de recursos financeiros pelas equipas de gestão, estudo e projetos», a rejeição do novo mapa de freguesias e a luta contra as portagens e pela requalificação da EN 125.

Problemas que resultam, defendeu, «das políticas de direita» do Governo, mas também do atual executivo camarário. Isto leva António Mendonça a considerar que em 2013, mais que nunca, as eleições locais «não podem ser dissociadas da realidade nacional e até europeia».

«Nós julgamos que aquilo que temos feito aqui no concelho de Faro justifica mais votos e mais eleitos», considerou o candidato da CDU. «A nossa obrigação é lutar por um lugar de vereação», acrescentou.

O cabeça-de-lista da CDU à Câmara de Faro não esqueceu o bastião que o partido tem tido na freguesia de Santa Bárbara de Nexe. Os comunistas governam a Junta de Freguesia do interior do concelho há quatro mandatos e António Mendonça julga que o trabalho feito «é merecedor da confiança dos eleitores» da freguesia.

Com o atual presidente de junta Leonardo Abreu a não poder recandidatar-se ao cargo, devido à Lei que limita o número de mandatos, a CDU terá de avançar com um novo protagonista. Mas esse nome, bem como os candidatos às demais freguesias de Faro, «serão apresentados numa outra ocasião».

António Mendonça é engenheiro Electrotécnico e natural de São Brás de Alportel, concelho onde já foi vereador e membro da Assembleia Municipal. O agora candidato a Faro, onde também já ocupou o cargo de vereador e foi cabeça-de-lista à Câmara nas duas últimas autárquicas, foi «candidato em todas as eleições autárquicas realizadas após o 25 de abril de 1974».

Botelho Agulhas é empresário e é há muito um dos rostos da CDU na Assembleia Municipal de Faro. Também foi o primeiro elemento da lista candidata a este órgão nas duas últimas autárquicas e é membro do comité central do PCP.

Joaquim Barbio é natural de Ourique e foi funcionário público. Foi vereador na Câmara de Ourique pela CDU por três mandatos.

Comentários

pub