Algarve volta a ser recordista nacional das Bandeiras Azuis

A entrada da praia dos Três Castelos, em Portimão, e a saída da da Falésia-Açoteias (Albufeira) são as únicas novidades […]

A entrada da praia dos Três Castelos, em Portimão, e a saída da da Falésia-Açoteias (Albufeira) são as únicas novidades algarvias na lista das praias galardoadas com a Bandeira Azul em 2013, hoje apresentada em conferência de imprensa.

Com 69 praias no Algarve, o concelho recordista continua a ser Albufeira, com 19 areais galardoados (menos um que no ano passado), seguido por Loulé (10) e por Vila do Bispo (9).

No total do país, há este ano 277 praias com Bandeira Azul (15 delas fluviais), distribuídas por 74 concelhos do país, mais duas que no ano passado, segundo anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

O Algarve continua a ser a região do país com mais bandeiras azuis (69), seguindo-se o Norte (63).

Entre entradas (8), reentradas (6) e saídas (12), o número de zonas balneares galardoadas com este símbolo de qualidade pouco difere do ano anterior, que foi de 275.

Nas estreias deste ano contam-se Fragosa e Paimo (Norte), Monte Branco, Peneda e Reconquinho (Centro), Algodio e Ribeira dos Pescadores (Tejo), Três Castelos (Algarve) e ainda Forno da Cal (Açores).

Nas saídas destacam-se Pedras Brancas e Azul (Norte), S. João da Caparica e Aldeia do Mato (Tejo), Falésia-Açoteias (Algarve), Porto Martins e Riviera (Açores).

José Archer, presidente da ABAE, anunciou que estão previstas várias ações de sensibilização, nomeadamente a continuação dos projetos Praia Saudável e o Programa Nacional de Vigilância.

Este ano, as cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2013terão lugar nos concelhos de Lagos (Algarve), no dia 1 de junho, Coimbra, Torres de Mondego (Centro), a 11 de junho, e na Marina da Quinta do Lorde (Madeira), a 15 de junho.

 

Praias do Algarve com Bandeira Azul/2013:

 

Albufeira (19):
Salgados, Galé Oeste, Galé Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Castelo, Coelha, Arrifes, S. Rafael, Aveiros, Oura, Oura Leste, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos de Água, Barranco das Belharucas, Falésia-Alfamar, Rocha Baixinha Oeste, Rocha Baixinha Leste

Aljezur (3):
Odeceixe, Monte Clérigo, Arrifana

Vila do Bispo (9):
Cordoama, Castelejo, Mareta, Martinhal, Ingrina, Zavial, Salema, Almádena/Cabanas Velhas, Burgau

Lagos (6):
Luz, Porto de Mós, D. Ana, Camilo, Batata e Meia Praia

Portimão (5):
Alvor Poente, Alvor Nascente/Três Irmãos, Três Castelos, Vau e Rocha

Silves (2):
Armação de Pera e Praia Grande Poente

Loulé (10):
Vilamoura, Quarteira, Forte Novo, Almargem, Loulé Velho, Vale do Lobo, Garrão Poente/Nascente, Ancão e Quinta do Lago

Faro (4):
Faro-Mar, Barreta, Ilha do Farol-Mar, Culatra-Mar

Olhão (2):
Armona-Mar e Fuseta-Mar

Tavira (4):
Barril, Terra Estreita, Ilha de Tavira-Mar, Cabanas-Mar

Vila Real de Santo António (4):
Manta Rota, Lota, Monte Gordo e Santo António

Praia Fluvial:
Pego Fundo (Alcoutim)

Comentários

pub