Alcalar mostra o que comiam os nossos antepassados pré-históricos

O que é que comiam os nossos antepassados pré-históricos? Uma parte do véu sobre este tema será levantada no sábado, […]

O que é que comiam os nossos antepassados pré-históricos? Uma parte do véu sobre este tema será levantada no sábado, dia 20 de abril, às 18h00, por um artista – Jorge Rocha – e três arqueólogos – Elena Morán, Isabel Soares, Rui Parreira – tendo como palco os Monumentos Megalíticos de Alcalar, em Portimão.

Trata-se da da ação performativa «Cozinhando na paisagem», criada no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Esta é a primeira de um conjunto de iniciativas do género que terão lugar no Algarve, ao longo do ano de 2013, no âmbito do projeto Palato, numa iniciativa da Xerem, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Jorge Rocha explica que «o Palato foca-se no cruzamento entre arte, gastronomia e património e emergindo de um espaço essencialmente virtual, potencia a divulgação e criação artística e científica».

O ponto de partida deste Palato é a «comensalidade», procurando «abordar temas relacionados com arte, gastronomia e património material e imaterial, como também estender esse cruzamento a outras ciências, conectando pessoas e projetos que se identifiquem com a proposta e que tenham o Palato apurado em sinestesia com o menu do projeto».

«Cozinhando na paisagem» desenvolve-se em monumentos onde a envolvência do seu território se traduz na recolha de informação sobre a gastronomia de época, fazendo um cruzamento com os hábitos alimentares da sociedade contemporânea.

Em cada sítio histórico, é montada uma infraestrutura improvisada onde o artista, em conjunto com os investigadores dos monumentos, desenvolve uma ação em formato Talk Show, onde se cozinha ao vivo, transmitindo em direto na Internet e colocando os públicos físicos e virtuais em sinestesia.

Partindo de um menu «estipulado a partir das referências encontradas nas entrelinhas da arqueologia e tendo em conta as características únicas de cada local, intui-se abordar fatores paisagísticos e patrimoniais com enfoque em cada local», acrescenta Jorge Rocha.

A criação artística surge assim «ancorada não apenas numa necessidade de, horizontalmente, investigar os territórios e as fronteiras entre as artes e as ciências, mas também de um interesse pela culinária e seus processos técnicos e culturais como matéria abordável do ponto de vista artístico, entrando num território expandido, no qual a estética se define nas relações humanas, estabelecidas por via de eventos marcados pela alimentação com interseção do mundo virtual».

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que inclui um vasto programa em vários dos mais importantes monumentos algarvios, em Alcalar haverá ainda uma tarde dedicada à Pré-Histórica, que inclui uma recriação histórica do quotidiano numa comunidade pré-histórica, com ateliês de tecelagem, olaria, moagem, caça, música, e uma visita guiada ao monumento, com a arqueóloga Elena Morán (17h30).

 

Cozinhando na paisagem
Uma ação performativa de Jorge Rocha
Com a participação de Elena Morán, Isabel Soares, Rui Parreira

Monumentos Megalíticos de Alcalar
20 de Abril, 18h00
Visita orientada por Elena Morán
17h30 horas

Ficha técnica:
Coordenação artística: Jorge Rocha
Coordenação científica: Elena Morán
Produção: Carmo Serpa
Uma iniciativa da XEREM

Com o apoio:
Direção Regional de Cultura do Algarve
Museu Municipal de Portimão
LAC – Laboratório de Actividades Criativas

Comentários

pub