Risco de acidente ambiental por causa de explosão em navio é «mínimo»

É «mínimo» o risco de acidente ambiental na sequência da explosão sofrida hoje pelo navio tanque “Harbour Krystal”, a navegar […]

É «mínimo» o risco de acidente ambiental na sequência da explosão sofrida hoje pelo navio tanque “Harbour Krystal”, a navegar 13 milhas a sudoeste do Cabo Espichel, garante a Marinha em comunicado.

A explosão provocou um incêndio, já extinto, e danos na estrutura do navio, tendo sido dado como desaparecido um elemento da tripulação, de nacionalidade filipina.

A Marinha acrescenta que continuam as operações de busca e salvamento do elemento da guarnição desaparecido.

O navio não tem, para já, autorização de entrada no Mar Territorial Português, e o envio de equipas da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e da Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM) estão dependentes da declaração de intenção ou necessidade por parte do comandante ou armador em demandar um porto nacional, informa ainda a Marinha.

O navio tanque “Harbour Krystal”, com bandeira das Bahamas, 116 metros de comprimento e 18 tripulantes a bordo sofreu hoje uma explosão, pelas 08h12, quando se encontrava a navegar a 13 milhas a sudoeste do Cabo Espichel, transportando  uma carga de oito mil toneladas de nafta (um derivado do petróleo).

Registado na zona de proa do navio, o acidente provocou a deflagração de um incêndio e danos na estrutura do navio.

Alertado às 8h34, o Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC Lisboa) assumiu de imediato a coordenação das ações de apoio e de busca e salvamento, tendo sido empenhados na missão a Corveta Jacinto Cândido, um salva-vidas da estação salva-vidas de Sesimbra e um helicóptero EH 101 Merlin da Força Aérea Portuguesa, bem como dois navios mercantes que se encontravam nas proximidades.

Simultaneamente foi lançado o alerta a toda a navegação na área.

 

 

Comentários

pub