Reforço de segurança para o verão de 2013 assentará no modelo do ano passado

O Ministro da Administração Interna Miguel Macedo disse esta terça-feira que irá continuar a apostar no modelo usado no ano […]

O Ministro da Administração Interna Miguel Macedo disse esta terça-feira que irá continuar a apostar no modelo usado no ano passado para reforço do dispositivo policial na região e que vai anunciar os meios que serão destacados para a região na época alta dentro de «duas ou três semanas».

O membro do Governo faz «um balanço francamente positivo» da operação de 2012, salientando que «em geral, houve uma redução da criminalidade» no Algarve, bem como uma maior visibilidade das forças policiais.

«À semelhança do que fizemos no ano passado – foi um compromisso meu para com esta importante região turística – estamos a preparar com todo o cuidado e o maior detalhe a operação de segurança, com especial incidência no período de Verão», disse Miguel Macedo à margem de uma reunião com associações do setor turístico, a AMAL e representantes de diferentes forças policiais na sede do Turismo do Algarve, em Faro.

Sem adiantar os números do reforço, que ainda não foram definidos, o membro do Governo lembrou que já foi reforçada «a presença de forças de segurança no Algarve durante todo o ano». Mas admitiu que «não se pode ignorar o efeito de uma sazonalidade muito intensa no Verão». «Mais uma vez, com os agentes económicos, responsáveis da área do Turismo e autarcas, estamos a preparar este trabalho que será feito durante o verão», disse.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve Desidério Silva considerou, por seu lado, que o modelo implantado o ano passado «melhorou a situação». «A minha experiência, de outras funções [presidente da Câmara de Albufeira] diz-me que o ano passado foi muito mais positivo no que toca à imagem da região em termos de criminalidade do que há dois anos atrás», disse.

Uma percepção que o secretário de Estado do Turismo Adolfo Nunes, também presente na reunião, considera ser tão importante como o reforço de segurança propriamente dito. «O problema da segurança de um país não se mede apenas pelos indícios estatísticos. Os turistas podem sentir problemas de segurança independentemente de terem sido vítimas de crime. Daí que seja preciso criar um clima em que as pessoas se sintam seguras», disse.

«Portugal é um destino seguro, como é reconhecido pelos turistas que nos visitam, como pelas publicações da especialidade», considerou, por outro lado.

Daí que considere que nestas reuniões, mais do que «despertar preocupações de segurança, por que estamos bastantes satisfeitos com os níveis que temos», é importante «chamar atenção para as especificidades das novas dimensões do turismo, para que as forças de segurança se possam aclimatar a essa novas realidades».

A reunião serviu para debater o reforço de Verão, mas também outras questões ligadas à segurança na região. Os assaltos, muitas vezes associados a violência, que têm vindo a ocorrer no interior da região também foram debatidos, com especial enfoque nas residências isoladas de estrangeiros residentes.

Miguel Macedo disse que há uma atenção especial para este tipo de criminalidade e que «já houve uma evolução grande ao longo do último ano». «Aqui nesta reunião tivemos a oportunidade de falar com um dos responsáveis pela comunidade estrangeira a viver em Portugal, que tem tido uma atuação de grande cooperação e tem contribuído através de programas específicos para o aumento da segurança dessa população, sobretudo nos casos em que vivem mais isolados», disse.

Neste campo, o membro do Governo salientou o trabalho que a GNR e a PSP têm «desenvolvido especificamente com essa comunidade estrangeira», nomeadamente a «maior proximidade e o estreitar de cooperação» que foram conseguidos.

Comentários

pub