Portinado recupera 2º lugar no Nacional de Polo Aquático mas teme pelo futuro

A equipa sénior da Portinado recebeu e venceu no sábado a equipa do Paredes, tendo assim recuperado o 2º lugar […]

A equipa sénior da Portinado recebeu e venceu no sábado a equipa do Paredes, tendo assim recuperado o 2º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional de Polo Aquático (1ª Divisão). Apesar dos contínuos bons resultados, o momento é de grande incerteza quanto ao futuro do polo aquático em Portimão.

A direção da Portinado sublinha que «a inexistência de qualquer apoio institucional ou de empresas privadas tem tornado o panorama cada vez mais difícil, com o clube a apresentar, em cada semana que passa, mais dificuldades para fazer face às despesas com as deslocações da equipa».

Os jogos fora só têm sido possíveis «graças ao apoio de alguns pais, que vão disponibilizando as suas viaturas, e aos atletas, que têm suportado algumas das refeições, com a agravante de terem que viajar no próprio dia para realizarem os jogos no Norte do país», acrescentam os responsáveis pelo clube de Portimão, que é tricampeão nacional da principal divisão da modalidade e já venceu a Taça de Portugal.

«A situação difícil que o país atravessa atualmente e que se faz sentir também numa quebra significativa da receita mensal da Portinado, agravada pela inexistência de qualquer tipo de apoio externo, está a tornar a situação insustentável e a falta de comparência aos jogos fora tem vindo a ser ponderada», dizem ainda.

A direção da Portinado salienta que «é com uma grande mágoa» que pondera tomar aquela decisão, tanto mais que isso «poderá destruir todo o enorme investimento humano e material realizado na última década» e «irá pôr em causa a reconquista do título nacional, bem como a própria continuidade da modalidade em Portimão».

«Os nossos atletas, que tanto têm feito pela equipa, não merecem isso, pois têm, de forma abnegada, feito todo o esforço para conseguirem os melhores resultados, mas o clube está a esgotar as suas capacidades para poder continuar a garantir as deslocações ao Norte», onde se realiza grande parte dos jogos.

A Portinado lamenta a «grande falta de sensibilidade por parte da sociedade portimonense, que parece não entender a importância do desporto amador na formação dos nossos jovens e na promoção da nossa terra».

«É preciso que todos os amigos da Portinado entendam as nossas dificuldades e também ajudem a procurar outros apoios que permitam ultrapassar esta atual situação», diz ainda a direção do clube.

Mesmo com todas estas dificuldades, e mostrando o valor da equipa, a Portinado venceu no sábado o Paredes, em jogo referente à 13ª jornada do Nacional, por 16-12, com os parciais de 5-1, 2-2, 5-3 e 4-6.

Após esta vitória frente a um adversário direto e  beneficiando ainda do desaire do Fluvial Portuense, por 13-12, na visita à Amadora, a Portinado recuperou o 2º lugar.

A classificação geral é liderada pelo Salgueiros, que somou mais três pontos na deslocação ao terreno do Sporting, a quem venceu por 24-12.

O CDUP/Liberty ascendeu ao 6º posto, após vitória forasteira frente ao Aminata, por 15-11, enquanto o Naval Povoense derrotou o Vitória de Guimarães, por 12-10.

 

Fichas de jogo:
Portinado-Paredes: 16-12
Parciais: 5-1, 2-2, 5-3, 4-6
Árbitros: Raul Vital e Ricardo Saraiva
Marcadores: Portinado – Mário Palma (2), Cristiano Joaquim (3), Ruben Figueiredo (4), Maxim Secrieru (3), Rui Moreira (2), Daniel Grácio (2);
Paredes – Roberto Alves (1), Rui Ferraz (1), Tiago Pinto (1), Ricardo Sousa (1), António Cerqueira (6) e Hugo Mota (2).

 

Classificação:
1.º Salgueiros, 39 pontos
2.º Portinado, 28
3.º Paredes, 27
4.º Fluvial, 27
5.º Amadora, 23
6.º CDUP/Liberty, 16
7.º Sporting, 15
8.º Naval Povoense, 13
9.º V. Guimarães, 3
10.º Aminata, 1

Comentários

pub