Pequenos leitores marcham em Lagos com um livro debaixo do braço

Cerca de 400 alunos de Lagos marcham esta manhã pela leitura e concentram-se em vários locais do concelho, com um […]

Cerca de 400 alunos de Lagos marcham esta manhã pela leitura e concentram-se em vários locais do concelho, com um livro debaixo do braço. Promover o gosto pelo livro e pela leitura valorizando estes hábitos entre a comunidade escolar e assinalar o encerramento da “Semana da Leitura”, são os grandes objetivos desta iniciativa.

A iniciativa “Caminhos da Leitura – Marcha de Leitores” está integrada nas comemorações da Semana da Leitura, este ano dedicada ao tema “O Mar”, e a decorrer até hoje, sexta-Feira.

Esta Marcha de Leitores representa o encerramento destas comemorações e vai ser levada a cabo entre as 10h00 e as 11h00, na Praça Gil Eanes.

Para o efeito, mais de 400 alunos das Escolas de Sta. Maria e Nº1 de Lagos vão realizar uma marcha, desde a respetiva escola até à Praça Gil Eanes, munidos de um livro à sua escolha para realizarem, em grupo, uma “leitura simbólica” (o poema “Fundo do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen), seguindo-se uma pequena dinamização musical, por parte da Academia de Música de Lagos.

A Marcha de Leitores termina com uma visita à exposição de trabalhos dos alunos, no âmbito do Livro e da Leitura, patente nos Antigos Paços do Concelho até ao próximo dia 05 de abril. Está igualmente prevista a realização de “Marchas” para os alunos das escolas da periferia, nas localidades da Luz e Espiche.

A “Semana da Leitura”, comemorada em Lagos pelo Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, em colaboração com a Biblioteca Municipal, é um evento que decorre a nível nacional, implementado pelo Plano Nacional de Leitura.

Comentários

pub