Paulo Neves escolhido esta madrugada como candidato do PS à Câmara de Faro

Paulo Neves foi esta madrugada escolhido, em reunião da Comissão Política Concelhia, como candidato do PS à Câmara de Faro. […]

Paulo Neves foi esta madrugada escolhido, em reunião da Comissão Política Concelhia, como candidato do PS à Câmara de Faro.

Em declarações ao Sul Informação, Paulo Neves revelou ter sido convidado a aceitar esta candidatura pelo próprio Secretário Geral do PS António José Seguro, na segunda-feira passada, tendo aceite o «desafio» na terça-feira à noite, depois de esclarecer a situação com os novos acionistas do Grupo HPP, que ainda há duas semanas o tinham reconduzido no cargo de administrador da HPP Saúde no Algarve.

Paulo Neves acrescentou que a votação do seu nome terminou «por volta das 2h00 da madrugada», conferindo-lhe 82% dos votos dos militantes.

«Decidi sair da vida de conforto, sobretudo porque gosto muito de Faro. Há muito tempo que trabalho por Faro – comecei na Habijovem, onde construímos 350 fogos, depois estive na ANJE, quando criámos um Ninho de Empresas que ainda hoje alberga empresas, estive no Teatro Municipal de Faro quatro anos, há seis anos que sou responsável pelo Hospital de Santa Maria de Faro, que é uma grande marca da cidade. Isto, claro, além dos quatro anos que estive à frente da Região de Turismo», disse ainda o candidato socialista.

«Tenho um percurso público desde 1986 fora da estrutura do partido, uma experiência pública e privada de fazer coisas com as pessoas, e isso dá-me confiança para poder assumir esta nova responsabilidade», acrescentou, nas suas declarações ao Sul Informação.

Paulo Neves salientou que, tendo em conta a atual situação de «Faro e do Algarve», é preciso «lutar para alterar o estado das coisas, nomeadamente ultrapassar os 20% de desemprego que afetam a região, acima da média nacional. É preciso lembrar que na última década o desemprego triplicou em Faro!».

«Todos sabemos que as Câmaras não têm recursos financeiros, mas é preciso alterar rapidamente as coisas com ações concretas.O difícil não é ter diagnósticos, isso toda a gente pode ter, basta ir buscar uns números ao INE. O problema é nós termos ideias mas que sejam concretizáveis»».

E é isso que o candidato do PS à Câmara de Faro pretende fazer e irá apresentar na próxima semana, quando lançar oficialmente a sua candidatura: «apresentar medidas, mas também como se faz».

Paulo Neves garantiu, na sua entrevista ao Sul Informação, que ainda não tem uma equipa constituída. «Isso seria impossível! Fui convidado na segunda-feira passada e na terça à noite disse que sim. Mas obviamente que conheço imensa gente com valor. Esse é um percurso que agora estamos a começar».

Quanto ao facto de ainda há duas semanas ter sido reconduzido na administração da HPP Saúde no Algarve pelos novos acionistas do grupo, os brasileiros da AMIL, Paulo Neves admitiu que, antes de aceitar o convite do PS/Faro conversou com os seus patrões. «Pedi um tempo para dar a minha resposta, precisamente para poder falar com o novo acionista. É que se trata de um grupo internacional que fatura 55% do PIB português! Por isso há um certo formalismo interno. Mas depois de explicar a minha participação pública e política, tive apoio para avançar para este projeto. Em termos pessoais, isso é absolutamente confortável. Não tenho, a esse nível, qualquer constrangimento», explicou.

Sobre os desafios que o esperam caso ganhe a Câmara da capital algarvia, Paulo Neves salienta que «as pessoas estão mesmo com uma necessidade profunda de que haja respostas aos seus problemas e esperam que alguém possa fazê-lo». Invocando os seus «26 anos de vida pública ativa», frisou que em Faro «as coisas vão muito para além dos partidos».

Paulo Neves, 45 anos, ocupou diversas funções públicas e profissionais ao longo dos últimos 26 anos, sendo a mais destacada a presidência da então Região de Turismo do Algarve.

Foi deputado, eleito pelo PS, entre 1995 e 1999, chegando depois ao cargo de presidente da Região de Turismo do Algarve e da Associação Nacional das Regiões de Turismo, até 2003.

Mais recentemente, foi diretor-geral do RR Grupo, até 2008, para além da presidência do Teatro Municipal de Faro, que terminou em 2009, e assumiu o cargo de cônsul honorário da República Checa no Algarve.

O PSD, depois de Macário Correia ter assumido que não voltará a candidatar-se, escolhe esta noite o seu candidato à Câmara de Faro.

Comentários

pub