Monte Gordo/VRSA volta a ser a zona com maior ocupação hoteleira do Algarve na época baixa

A zona de Monte Gordo e Vila Real de Santo António voltou a ser a que, em fevereiro, registou não […]

A zona de Monte Gordo e Vila Real de Santo António voltou a ser a que, em fevereiro, registou não só a maior taxa de ocupação hoteleira no Algarve (65,2%), quase o dobro da média regional que foi de 34,2%, como a que teve a maior subida em relação ao mesmo mês do ano passado (+8,3p.p.).

Os dados são da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que que também a zona de Carvoeiro/Armação de Pêra registou uma subida, com mais 2,9 pontos percentuais que no período homólogo.

Pelo contrário, as principais descida ocorreram em Portimão/Praia da Rocha (-15 p.p.) e Lagos/Sagres (-3,8 p.p.). Esta última zona foi também a que registou a taxa de ocupação mais baixa, em fevereiro, não ultrapassando os 13,2%.

A nível regional, a taxa de ocupação global média/quarto, que foi de 34,2%, está muito próxima do valor verificado em 2012 (-0,1p.p., ‑0,2%). Representa um aumento de 7,3% em relação ao mês de janeiro.

Por nacionalidades, as principais descidas registaram-se nos mercados espanhol e português (-0,7p.p.) seguidos pelo britânico (-0,5p.p.). A única subida de relevo foi a do mercado holandês (+1,4p.p.).

Por categorias, a principal descida registou-se nos hotéis e aparthotéis de 5* (-6,3p.p.). Os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5* e 4* (+9,1p.p.) e os hotéis e aparthotéis de 3* (+5,6p.p.) foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações.

Os Hotéis e Aparthotéis de 3* foram os que apresentaram a ocupação mais elevada (50,4%), enquanto os Hotéis e Aparthotéis de 4* registaram as ocupações mais baixas (31,6%).

A AHETA esclarece ainda que estes dados se referem «apenas aos estabelecimentos em funcionamento, não levando em consideração as unidades encerradas».

Comentários

pub