IPTM já adjudicou os estudos sobre acessibilidade marítima do Porto de Portimão

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) adjudicou em dezembro passado um estudo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil […]

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) adjudicou em dezembro passado um estudo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para avaliação do projeto de desenvolvimento do Porto de Portimão, que visa responder ao aumento das dimensões dos navios de cruzeiros e da crescente procura desta escala.

A informação acaba de ser avançada pela Câmara de Portimão, que acrescenta que o estudo avaliará os efeitos expectáveis na hidrodinâmica do estuário do rio Arade e nas infraestruturas marginais, pela implementação de um canal de navegação com 250 metros, contando atualmente com um canal de apenas 150 metros de largura útil.

É também objetivo aprofundar o canal, passando dos atuais 8 m ZH para os 10 m ZH, bem como alargar a bacia de rotação frente ao cais comercial, dos atuais 300 metros para os 500 metros de diâmetro.

O LNEC está a desenvolver o modelo hidrodinâmico, onde se incorpora muita informação existente e dados adquiridos no âmbito deste estudo, nomeadamente da batimetria, da hidrodinâmica e características dos sedimentos, sendo testados através deste modelo os efeitos da intervenção, permitindo à Autoridade Portuária otimizar a acessibilidade marítima, com vista a garantir a sustentabilidade física da mesma e a necessária proteção interior das infraestruturas existentes.

Investimentos prioritários no Porto de Portimão

A Câmara de Portimão acrescenta que «este estudo deverá estar pronto em junho próximo, habilitando as autoridades portuárias para a prossecução dos referidos projetos de investimento, os quais permitirão um crescimento sustentado das escalas e do número de passageiros no Porto de Portimão, que poderão chegar aos 250 mil pessoas por ano, através da receção de navios com capacidade superior a 2.500 passageiros».

No próximo sábado, 9 de março, Portimão dá início às suas operações de 2013 no Porto de Cruzeiros, com a chegada do navio de cruzeiros «Silver Wind», que atracará das 8h00 às 18h00, num total estimado de 296 passageiros.

Em 2013, estão previstas para o Porto de Portimão 56 escalas, nove das quais inaugurais, num total estimado de 35 mil passageiros, o que representa um crescimento de 53% face ao ano passado.

Comentários

pub