Estudantes aplicados são compensados com bolsas na Universidade do Algarve

Esforçaram-se para ter boas notas no secundário e quando chegaram à Universidade do Algarve (UAlg) tiveram a boa surpresa de […]

Esforçaram-se para ter boas notas no secundário e quando chegaram à Universidade do Algarve (UAlg) tiveram a boa surpresa de lhes ser oferecido um ano de propinas pagas como compensação. 32 alunos do primeiro ano da UAlg, provenientes de escolas secundárias algarvias, receberam esta terça-feira bolsas de mérito oferecidas por empresas, numa cerimónia que teve lugar  na Escola Superior de Saúde de Faro.

As bolsas são atribuídas aos melhores alunos que ingressaram na universidade pública algarvia, mas em tempo de crise significam também uma preciosa ajuda para as famílias destes alunos. Em alguns casos, «é um incentivo para não desistir», confessou Joana Fernandes, uma das galardoadas, cujos pais estão ambos desempregados, atualmente.

A ajuda chega da parte de 26 empresas, muitas do Algarve, mas também organizações nacionais, que desenvolvem parte da sua atividade na região. Só o Banco BPI ofereceu cinco bolsas no valor de um ano de propinas, enquanto a Quinta do Lago ofereceu duas.

Os alunos, chegam de escolas espalhadas pela região, na sua larga maioria públicas. As Escolas Secundárias Pinheiro e Rosa, João de Deus e Tomás Cabreira, de Faro, as secundárias de Lagos, de Lagoa, de Loulé e Quarteira, de Olhão, de Silves, de São Brás de Alportel, de Tavira e a Escola Internacional do Algarve (Lagoa) viram alguns dos seus melhores ex-estudantes ser galardoados.

«O objetivo das Bolsas de Excelência é precisamente cativar os melhores da região. Nós lançámos este programa no ano passado nas escolas secundárias do Algarve e anunciámos que encontraríamos solução para os melhores alunos do secundário que entrassem na UAlg. E foi isso que foi feito», enquadrou o reitor João Guerreiro, à margem da cerimónia.

«O primeiro ano foi um êxito, tivemos quase 30 empresas que se juntaram a esta iniciativa», considerou. «Hoje foi um dia de festa, porque entregámos os prémios com a presença das empresas, formalizámos a renovação do apoio de praticamente todas eles para o próximo ano letivo e assinámos mais protocolos com outras empresas», acrescentou João Guerreiro.

Esta acabou por ser uma cerimónia com um objetivo duplo: a entrega oficial das bolsas aos alunos e a cerimónia que se seguiu de celebração de protocolos entre as empresas e a universidade. Além das que já participaram nesta primeira edição, juntar-se-ão, pelo menos, mais sete organizações, que já assinaram ontem acordos.

«Continuamos a fazer o nosso trabalho, isto não está ainda fechado. Lançámos uma campanha muito grande junto das empresas e acredito que o número suba para mais dez ou vinte empresas», acredita o reitor da UAlg.

No ano que vem, o modelo será ligeiramente diferente do deste ano, com a oferta de bolsas de mérito a ser estendida a alunos de escolas secundárias de todo o país e não apenas da região. «Queremos desafiar os melhores alunos dessas escolas a vir estudar para o Algarve, onde têm boas condições, bons cursos, bom ensino, bons laboratórios e boas escolas…um bom ambiente, ao fim e ao cabo», acrescentou.

 

Alunos e famílias agradecem um presente que nem esperavam receber

«Quando me candidatei à universidade não sabia da existência deste prémio. Só soube quando uma amiga minha me disse que eu a tinha ganho. Nem queria acreditar», confessou Bárbara Sousa, uma das duas jovens que deu o seu testemunho na sessão, ao Sul Informação.

A aluna de Ciências Farmacêuticas estudou na Escola Secundária de Olhão e acabou o liceu com uma média de 16,9 valores. Com a bolsa que lhe foi atribuída, a sua família fica bem mais aliviada nos encargos com educação, já que Bárbara tem três irmãos.

«A minha irmã está a estudar Direito em Coimbra e tenho dois irmãos, um casal de gémeos, a estudar no 6º ano. Torna-se complicado, com os custos em livros e com a minha irmã a ter de pagar quarto», ilustrou.

Também complicada é a situação de Joana Fernandes, que ainda assim não perde o sorriso e a determinação. A aluna do curso de Psicologia deixou bem claro que sente que ela e os seus colegas estão a sofrer as consequências «de uma crise de que não temos culpa».

A jovem algarvia também vem da Secundária de Olhão, com uma média superior a 16 valores. «Isto é realmente uma honra. É uma lufada de ar fresco e uma motivação para continuarmos a ser os melhores», considerou.

«Não são os meus pais que me estão a pagar os estudos, sou eu própria com um crédito, o que torna as coisas ainda mais complicadas. É preciso ser muito organizado e é uma alegria para eles e para mim», disse Joana Fernandes, cuja orgulhosa família marcou presença em peso na sessão.

Joana deixou ainda uma palavra de agradecimento à sua professora primária, a professora Gabriela da Escola Básica da Cavalinha, em Olhão. «Tenho uma ligação muito forte com ela, falamos muitas vezes. Sinto que se não tivesse tido essa educação pioneira, não teria as bases que tenho hoje», revelou.

 

Algumas bolsas foram entregues por ex-alunos da UAlg

A atribuição de bolsas de mérito entusiasmou muitos empresários que, em alguns casos, têm uma ligação profunda não só à região mas também à própria instituição. Entre os que ofereceram um ano de propinas a novos estudantes da instituição estão alumni da UAlg.

O empresário algarvio Bruno Carlos, proprietário e fundador da Flesk Telecom, estudou na UAlg e foi um dos empresários que se associou à iniciativa desde a primeira hora. «Penso que o facto de ter estudado na Universidade do Algarve foi mais um motivo para contribuir», disse.

«Estamos muito orgulhosos destes alunos. Sendo uma empresa algarvia, um empresário algarvio, tendo estudado na UAlg, faria todo o sentido apoiar», acrescentou.

A expressão orgulho é, de resto, a palavra chave em todo este processo, quer do lado de quem recebe, quer do lado de quem oferece a bolsa.

As empresas que aderiram as Bolsas de Mérito da UAlg são: Algardata, Ana Aeroportos, Aviludo, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Fórum Algarve, Flesk Telecom, Garrafeira Soares, Enolagest – Garvetur, Grupo Pestana, Grupo Hubel, Grupo Rolear, Hotel Faro, HPP Saúde, Inesting, Litografis, Lusort, Metalofarense, MSCar, Pinecliffs – Sheraton Algarve, Quinta do Lago, Vale do Lobo, Visual Forma, Zoomarine e empreendimento Pedras d’el Rey. A Vila Galé também ofereceu uma bolsa, neste caso ao melhor aluno filho de colaboradores seus na região.

Para o ano, juntam-se ao grupo de beneméritos as empresas A. Raiado, FIAAL, Grupo HPA, Inframoura, Pontautos, Salexpor e Starsul.

 

Lista de alunos galardoados:

 

Nome  Curso Escola Secundária
Alina Cornei Marketing – Faro Esc. Sec. de Loulé
Ana Catarina Rosa Simão Educação Básica Esc. Sec. Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão
Ana Isabel Afonso Gonçalves Economia Esc. Sec. Pinheiro e Rosa – Faro
Ana Isabel Teodósio Zambujal Chícharo Ciências Biomédicas Esc. Sec. João de Deus – Faro
Ana Laura Afonso Mascarenhas Gestão de Empresas Esc. Sec. 3 EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
Bárbara Martins Sousa Ciências Farmacêuticas Esc. Sec. Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão
Catarina Calvinho Gil Ciências da Comunicação Esc. Sec. Pinheiro e Rosa – Faro
Catarina de Sousa Silva Arquitetura paisagista Esc. Sec.  João de Deus – Faro
Cláudia Sofia Mestre Viegas Farmácia Esc. Sec. 3 EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
Cristino Sousa Dores Biologia Esc. Sec. Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão
Elodie Viviane Duarte Ramos Turismo – Faro Esc. Sec. 3 EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
Elton Carlos de Oliveira Biotecnologia Esc. Sec. Dra. Laura Ayres – Quarteira
Endreina Chiquinquira Mendes Guerreiro Gestão (Noturno) – Faro Esc. Sec. Dra. Laura Ayres – Quarteira
Eva Catarina Tomé Silva Bioquímica Esc. Sec. João de Deus – Faro
Joana Veiga Fernandes Psicologia Esc. Sec. Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão
Filipe Alexandre Trindade Mestre Engenharia Informática Esc. Sec. 3 EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
Inês Isabel Bernardo Martins Análises Clínicas e Saúde Pública Esc. Sec. Dra. Laura Ayres – Quarteira
Jessica Cristina Santos da Silva Gestão (Diurno) – Portimão Esc. Sec. de Silves
Jessica Norberto Bento Silva Imagem Animada Esc. Sec. Tomás Cabreira – Faro
João Pedro Santos Parente da Silva Engenharia Elétrica e Eletrónica Esc. Sec. Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão
Jorge André Oliveira Guerreiro Sociologia Esc. Sec. 3 EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
Josefa Rafaela Fernandes Gestão (Diurno) – Faro Esc. Sec. de Loulé
Laura Lou Peres Dorsch Património Cultural e Arqueologia Esc. Sec. José Belchior Viegas – S. Brás de Alportel
Leonardo Marcelo Egger Biologia Marinha Esc. Sec. Júlio Dantas – Lagos
Luís Carlos da Conceição Bicho Engenharia Biológica Esc. Sec. 3 EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
Maria Leonor Sales e Santos Loureiro Dietética e Nutrição Esc. Sec. 3 EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
Marta Cipriano Pedroso Artes Visuais Esc. Internacional do Algarve – Lagoa
Marta Filipa da Fonseca Viegas Arsénio Gestão Hoteleira – Faro Esc. Sec. Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão
Miguel Ângelo Martins Mendes Ortoprotesia Esc. Sec. João de Deus – Faro
Raquel de Sousa Filipe Enfermagem Esc. Sec. Dra. Laura Ayres – Quarteira
Tiago João Belguinha Baguinho Desporto Esc. Sec. Pinheiro e Rosa – Faro

 

Comentários

pub