Universidade do Algarve e Instituto do Território promovem conferência sobre as “Áreas Urbanas Portuguesas”

A Universidade do Algarve, em parceria com a Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do Território – Instituto do Território, organiza, […]

A Universidade do Algarve, em parceria com a Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do Território – Instituto do Território, organiza, no próximo dia 8, no Auditório 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, uma conferência sobre “Áreas Urbanas Portuguesas 2014-2020: Que futuro preparar?”.

Da parte da manhã, a conferência conta com as intervenções do secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional António Almeida Henriques, do presidente da CCDR-Algarve David Santos, do reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro, e do presidente do Instituto do Território Rogério Gomes.

“A Política Urbana da União Europeia” será apresentada por Diogo Mateus, professor da Universidade Lusófona. Já o “Aprofundamento do caso das áreas urbanas no Algarve” será feito por António Ramos, da CCDR Algarve, e por Ana Paula Barreira, da Faculdade de Economia da UAlg.

Da parte da tarde, realizar-se-á um workshop, que contempla um debate dirigido pelos representantes do Instituto do Território e da UAlg, com recolha de sugestões para o programa das Áreas Urbanas do Algarve (2014-2020).

A União Europeia tem vindo a conferir à temática urbana um papel fundamental, nomeadamente, ao nível da consolidação de estratégias de desenvolvimento territorial. O período de programação financeira dos fundos estruturais 2014-2020, e a estratégia que o consubstancia, deverá estimular o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, utilizando as potencialidades dos territórios e adaptando as áreas urbanas, em Portugal, aos desafios emergentes.

Esta conferência pretende contribuir para o debate e para a identificação de investimentos futuros nos territórios urbanos em Portugal. Conta com o cofinanciamento do Quadro de Referencia Estratégico Nacional (QREN) e com o Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT), através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER).

Conheça aqui o programa da conferência.

Comentários

pub