O que prevê o Parque Ambiental da Praia Grande

O projeto do Parque Ambiental da Praia Grande prevê, na sua primeira fase, e em articulação com o projeto da […]

O projeto do Parque Ambiental da Praia Grande prevê, na sua primeira fase, e em articulação com o projeto da Administração da Região Hidrográfica (ARH) para o local, a realização dos acessos à praia e estacionamentos, a execução do troço da “Ciclovia do Algarve” previsto para área da Praia Grande, a limpeza geral do terreno e remoção de exóticas invasoras, a recuperação de muros de pedra seca, a modelações de terreno e drenagem, a colocação de vedações e paliçadas.

Nesta fase também serão construídos os Observatórios de Aves, o Centro de Informação e Interpretação Ambiental, os caminhos pedonais e colocado o mobiliário urbano, a sinalética e os painéis informativos. A criação de um site na Internet e a intervenção nas redes sociais também ocorrerá nesta fase.

Será ainda feita a integração do Percurso de Interpretação Ambiental da Praia Grande e Zona Envolvente (DRAOT, 2002), que passa pela Lagoa dos Salgados.

Processo de manutenção e monitorização

Os promotores do Parque Ambiental da Praia Grande prometem também que, desde o início, «será prestada especial atenção à manutenção de toda a infraestrutura e do património construído, através da vigilância, limpeza, rega e conservação de zonas plantadas e semeadas, e da manutenção e reparação de danos em vedações, paliçadas, mobiliário urbano, sinalética, etc».

O Parque Ambiental da Praia Grande será igualmente «objeto de um processo contínuo e rigoroso de monitorização, envolvendo um conjunto alargado de entidades, nomeadamente científicas, em que as metodologias de amostragem, os indicadores, os critérios e as metas, a comunicação dos resultados e a sua periodicidade, bem como a relação com as medidas de gestão do Parque Ambiental, obedecerão aos mais exigentes critérios».

Este processo de monitorização incidirá, particularmente, sobre o controlo de espécies exóticas, a qualidade da água nas ribeiras de Espiche e Alcantarilha, as aves, a flora, a vegetação e os habitats, morcegos, insetos e anfíbios, e na morfologia da duna e da arriba.

O Parque Ambiental da Praia Grande afirma-se ainda apostado em promover atividades de «relevante interesse para a comunidade envolvente», de que se destacam a educação ambiental, as visitas guiadas, as atividades agrícolas, a formação (cursos, workshops, etc.), a investigação, o funcionamento de centro de informação e interpretação ambiental, a manutenção de site, redes sociais, as publicações e a monitorização de toda a atividade.

Após a sua conclusão, o Parque Ambiental da Praia Grande irá, segundo os seus promotores, «reforçar a Rede Fundamental de Conservação da Natureza, garantir o bom funcionamento da Estrutura Ecológica Regional, conservar e valorizar os habitats, as espécies e a biodiversidade, as formações geológicas e a paisagem, assim como assegurar a proteção relativamente a riscos naturais, recuperar usos agrícolas tradicionais, promover a educação ambiental e o turismo de natureza».

Comentários

pub