Faleceu o dirigente do Portimonense António Mergulhão

António Mergulhão, o atual presidente da Assembleia Geral do Portimonense, faleceu esta manhã vítima de doença súbita. O médico analista […]

António Mergulhão, o atual presidente da Assembleia Geral do Portimonense, faleceu esta manhã vítima de doença súbita. O médico analista de Portimão, de 64 anos, era uma figura conhecida na cidade não só devido à sua atividade profissional, mas também pela dedicação ao associativismo. 

Além do Portimonense, clube pelo qual não escondia a devoção, foi dirigente ao longo de muitos anos da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, onde ocupou diversos cargos diretivos.

Ao nível profissional, era farmacêutico de formação e proprietário de um laboratório de análises clínicas em Portimão.

António Mergulhão era irmão do também já falecido antigo presidente da Câmara de Portimão Nuno Mergulhão.

 

Breve currículo (fonte: Ordem dos Farmacêuticos):

António Mergulhão licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 1973 e especializou-se em Análises Clínicas em 1976, altura em que assumiu a Direção Técnica do Laboratório de Análises Clínicas com o mesmo nome, na cidade de Portimão.

Em 1976 implementou o serviço de Análises Clínicas no Hospital de Lagos, exercendo funções de Diretor Técnico desse laboratório até 1982.

Atualmente era sócio-gerente do Laboratório António Mergulhão, S.A., com diversos Postos de Colheita dispersos pelo Barlavento Algarvio, colmatando a carência de cuidados complementares de diagnóstico às populações do interior, com menos recursos financeiros e dificuldade de mobilidade e acesso aos centros populacionais.

Em 2004, implementou um Sistema de Gestão da Qualidade para Laboratórios de Análises Clínicas, obtendo a certificação pela Norma ISO 9001:2000 e Boas Práticas Laboratoriais.

O laboratório que dirigia presta atendimento a uma média de 22 mil doentes por ano, tendo uma preocupação não só a nível de qualidade analítica, mas também a nível social.

Foi presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC), entre Novembro de 2002 e Novembro de 2008 e é presidente da Assembleia-Geral da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL), desde 2006.

Colaborava com a Universidade do Algarve, enquanto membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Ciências e Tecnologias e como membro da Comissão Consultiva Externa para o Curso de Ciências Farmacêuticas.

Em colaboração como outros membros do Centro de Estudos de Imunoalergologia de Portimão, publicou e apresentou a nível internacional alguns estudos que foram reconhecidos com os prémios S.P.A.I.C/Astra Zeneca 2004.

Em reconhecimento público por se tratar de um cidadão empenhado e interessado no desenvolvimento social, económico e associativo do concelho, em 2008 foi distinguido pela Câmara de Portimão com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

Nesta hora de pesar, o Município de Portimão já expressou publicamente «as mais sentidas condolências à família e amigos de António Mergulhão».

 

Atualizado às 11h20 com informação de currículo

Atualizado às 16h59 com informação da Câmara de Portimão

 

Comentários

pub