Rota Europeia dos Descobrimentos liga património do Algarve e Sevilha

O projeto «DESCUBRITER – Rota Europeia dos Descobrimentos», que junta o Turismo do Algarve ao de Sevilha, vai ser apresentado, […]

O projeto «DESCUBRITER – Rota Europeia dos Descobrimentos», que junta o Turismo do Algarve ao de Sevilha, vai ser apresentado, no dia 15 de fevereiro, em Sagres, a um grupo de jornalistas nacionais, onde se integra o Sul Informação.

Esta apresentação terá lugar a bordo da Nau Victoria, réplica perfeita do navio espanhol que completou a primeira volta ao mundo no séc. XVI comandada por Fernão de Magalhães e Juan Sebastian Elcano.

Após a apresentação do projeto «DESCUBRITER – Rota Europeia dos Descobrimentos» terá lugar um almoço no Martinhal Beach Resort & Hotel em conjunto com os representantes do projeto e entidades locais convidadas.

A Rota Europeia dos Descobrimentos integra a cultura, a história e o património da navegação, os descobridores e a tradição marítima da Andaluzia e do Algarve. Identificar, valorizar e promover os territórios dos Descobrimentos são os objectivos desta iniciativa.

Esta iniciativa, que resulta de uma parceria do Turismo do Algarve e do Turismo de Sevilha, é coordenada pela Fundación Nao Victoria e inclui um museu virtual dos Descobrimentos, ações de promoção turística a bordo de réplicas de embarcações históricas, na nau Victoria e na caravela Boa Esperança, jornadas sobre os Descobrimentos, oficinas educativas, uma newsletter mensal e um sítio na internet.

As Jornadas “O papel dos portugueses e andaluzes no Descobrimento das Rotas Transoceânicas e na conquista da Hispanoamérica e a sua valorização através da Rota Europeia dos Descobrimentos” vai ter lugar em  Vila do Bispo, Lagos, Palos de la Frontera, Sevilla y Sanlúcar de Barrameda, em data a anunciar.

Entre os séculos XV e XVII, o berço dos Descobrimentos desenvolveu-se no território da Península Ibérica entre o Cabo de São Vicente (Vila do Bispo, Algarve) e Sanlúcar de Barrameda (Cádis, Andaluzia).

Formaram-se vínculos culturais e históricos que perduram após mais de cinco séculos e configuram na atualidade um património único.

A Rota Europeia dos Descobrimentos DESCUBRITER é desenvolvida ao abrigo do FEDER, está orçada em 560 mil euros e é cofinanciada a 75 por cento através do Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP).

Comentários

pub