Armada queniana, etíope e polaca ao ataque no Cross das Amendoeiras

Os quenianos Kiprono Menjo e Correti Jepkoech, vencedores da edição de 2012 do Cross das Amendoeiras, na corrida masculina e […]

Os quenianos Kiprono Menjo e Correti Jepkoech, vencedores da edição de 2012 do Cross das Amendoeiras, na corrida masculina e feminina, respetivamente, estão este ano de novo entre os atletas confirmados para a prova, cuja 36ª edição se disputa domingo, dia 24, na pista de cross da Aldeia das Açoteias, em Albufeira.

Entre as participações internacionais confirmadas, contam-se ainda, em masculinos, os etíopes Mohamed Burka e Melaku Belachew, os quenianos Phillemon Kemei e Cybrian Koyuy, o polaco Szymkowiak Tomasz e o marroquino Hicham Bellani.

Entre as atletas femininas, estão inscritas também a letão Yelena Prokopchuka (2ª classificada no ano passado), a queniana Eunice Jepkorir, as russas Maria Kovaleva e Guinara Samitova, e ainda um trio de polacas, formado por Katarzyna Kowalsa, Matylda Szlezak e Sylwuia Ejdys.

Estarão também presentes os melhores atletas portugueses desta modalidade. Na edição do ano passado, os melhores portugueses foram Manuel Damião e Dulce Félix, ambos em 3º lugar.

O Cross Internacional das Amendoeiras em Flor envolve, ao todo, cerca de 3.500 atletas, entre Desporto Federado, Escolar e Adaptado. Para além das competições, está prevista uma homenagem póstuma a António Leitão.

Na conferência de imprensa para apresentação desta 36ª edição do Cross das Amendoeiras, o presidente da Câmara de Albufeira disse estar muito satisfeito pelo Cross das Amendoeiras continuar a realizar-se em Albufeira, “cidade que tem o seu nome inscrito nas páginas douradas do Atletismo Internacional”.

José Carlos Rolo salientou que, quer o Cross quer a Volta ao Algarve, que decorreu na semana passada, são eventos que, pela sua projeção e pela altura do ano em que se realizam, são da máxima importância para o desenvolvimento do concelho e, por isso, a Autarquia irá estar sempre ao lado destas iniciativas.

“Apesar da crise, os portugueses têm sempre uma enorme criatividade, entusiasmo e motivação para levar por diante os projetos que consideram importantes. O Cross é um bom exemplo disso, apesar das dificuldades, com a motivação e colaboração de todos os parceiros estão reunidas as condições para continuar com um evento que tem grandes vantagens ao nível da promoção do concelho, da região e do próprio país”.

Lara Ramos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve (AAA), que está na organização da prova desde o seu início em 1997 – não esteve presente apenas numa das edições – referiu a importância do evento para o desenvolvimento do Desporto no Algarve.

“Foi a partir do Cross das Amendoeiras que começaram a vir estagiar para o Algarve as grandes equipas internacionais, designadamente para as Açoteias, que é o melhor Centro de Estágios ao ar livre do mundo”.

O presidente da AAA agradeceu aos parceiros, ERTA, Município e IPDJ, o apoio que permitiu não deixar cair o Cross, tendo salientado que, graças a esta colaboração, apesar da necessidade de alterar estratégias, foi possível contar com alguns atletas de grande categoria a nível internacional, bem como assegurar a transmissão da prova na RTP2 e no Eurosport.

Luís Romão, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), também destacou a importância da criação de sinergias entre vários organismos e entidades, que considerou ser “a única forma de conseguir concretizar eventos com a importância que tem o Cross das Amendoeiras, uma prova de referência e que traz grande notoriedade à região”.

Por sua vez, Desidério Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve e ex-presidente da Câmara de Albufeira, destacou que foi no seu primeiro mandato à frente da autarquia que conseguiu trazer o Cross das Amendoeiras de volta ao concelho.

“A minha primeira preocupação, quando assumi a presidência do Turismo, foi conseguir apoiar dois eventos que considero muito importantes para a região: o Cross das Amendoeiras e a Volta ao Algarve, iniciativas que anteriormente nunca foram valorizadas pela ERTA”.

O responsável pelo Turismo do Algarve referiu que estes eventos possibilitam a rentabilização da imagem da região em termos de promoção turística e são muitos importantes para combater a sazonalidade.

 

Participações Internacionais Confirmadas

Femininos
Eunice Jepkorir KEN)/Correti Jepkoech (KEN)/Maria Kovaleva (RUS)/Yelena Prokopchuka (LET)/Guinara Samitova(RUS)/Katarzyna Kowalsa (POL)/Matylda Szlezak (POL)/ Sylwuia Ejdys (POL)

Masculinos
Kiprono Menjo KEN)/Mohamed Burka (ETI)/Phillemon Kemei (KEN)/Cybrian Koyuy (KEN)/Melaku Belachew (ETI)/Szymkowiak Tomasz (POL)/Hicham Bellani (MAR)

 

PROGRAMA
36º Cross das Amendoeiras em Flor
11h45 – Sénior/Veteranas F1 (antes de 1993) – 6.100mt – 3 Voltas Grandes
12h15 – Sénior/Veteranos M 1, 2, 3, 4, 5 (antes de 1993) – 10.100mt – 5 Voltas Grandes
24º Cross das Amendoeiras para Atletas com Deficiência
15h00 – Adaptado
15h30 – Feminino
16h00 – Masculino

Comentários

pub