Empresa Águas do Algarve anuncia requalificação da Lagoa dos Salgados

As obras de requalificação da Lagoa dos Salgados, a cargo da empresa Águas do Algarve SA, vão finalmente começar, anunciou […]

As obras de requalificação da Lagoa dos Salgados, a cargo da empresa Águas do Algarve SA, vão finalmente começar, anunciou a empresa. No entanto, não foi indicada a data exata do início dos trabalhos.

As obras de construção civil incluem movimentos de terras, órgãos de betão armado, circuitos hidráulicos, entre outras, e destinam-se ao aprofundamento das valas existentes e escavação de fundões para a execução de aterros para a construção de ilhotas e dique, com terra do local, com cerca de 1,25 metros de altura média, dividindo a Lagoa em duas, interligadas por duas comportas, em plena Lagoa dos Salgados.

As Águas do Algarve salientam, em nota de imprensa, que «as intervenções a promover no Espaço Lagunar dos Salgados são consideradas como fundamentais e urgentes, pois contribuirão de forma decisiva para uma melhoria significativa da sustentabilidade das comunidades de avifauna em presença na Lagoa dos Salgados, pela manutenção da zona húmida que lhe está associada, preservando-se desta forma um ecossistema considerado como extremamente importante».

A obra na Lagoa dos Salgados passa por criar um sistema de modulações de terreno e comportas que permita fazer a regulação do nível da água, e ainda criar ilhotas na lagoa para melhorar a segurança das aves e condicionar o acesso a certas zonas das margens. Este projeto é da responsabilidade e competência da ARH e será pago inteiramente com dinheiros da empresa Águas do Algarve SA.

No dia 4 de fevereiro, aquando da apresentação do projeto do Parque Ambiental da Lagoa dos Salgados pela empresa Finalgarve, Isabel Soares, administradora das Águas do Algarve e ex-presidente da Câmara de Silves, revelou ao Sul Informação que as obras estavam «já prontas a avançar», mas que só não começaram porque entretanto «começa a época de nidificação das aves e depois segue-se a época balnear».

A administradora garantiu que a data prevista para o início dos trabalhos, a cargo de um consórcio de empresas portuguesas e espanholas, é «15 de setembro».

O Sul Informação já contactou com as Águas do Algarve, pedindo esclarecimentos sobre a data de início destas obras na zona lagunar.

A empreitada, que inclui ainda uma outra obra que nada tem a ver com a Lagoa dos Salgados (a Conceção e Construção da Conduta Elevatória CE3) tem a duração prevista de 120 dias e um investimento estimado de 1,2 milhões de euros.

 

Esgotos da zona poente de Albufeira deixam de ser lançados ao mar pelo emissário da Galé

 

A segunda obra incluída nesta empreitada, a conceção e construção da Conduta Elevatória CE3, permitirá «endossar para tratamento na ETAR de Albufeira Poente todos os efluentes gerados nos aglomerados populacionais existentes na zona poente de Albufeira, mais concretamente os inseridos na área compreendida entre a Marina de Albufeira e a Galé».

Segundo a empresa Águas do Algarve, isso fará com que tais efluentes deixem de ser canalizados para o mar através do emissário submarino atualmente em serviço (Emissário Submarino da Galé), sem qualquer tipo de tratamento, «dando-se desta forma uma contribuição decisiva para uma melhoria substancial da qualidade da água balnear na nossa costa».

Em traços gerais, a concretização desta infraestrutura engloba a construção da Conduta Elevatória CE3, em tubo PEAD PE100 DN630 PN10, com um comprimento total estimado de 2500 metros, assim como a realização de todas as obras de construção civil, incluindo movimentos de terras, órgãos de betão armado, circuitos hidráulicos, etc.

 

 

Comentários

pub