MOJU viu renovação e ampliação do projeto «Mais Sucesso» aprovado

A associação Movimento Juvenil (MOJU) de Olhão viu aprovada em dezembro, com distinção, uma candidatura à quinta geração do Programa […]

A associação Movimento Juvenil (MOJU) de Olhão viu aprovada em dezembro, com distinção, uma candidatura à quinta geração do Programa Escolhas para dar continuidade ao projeto «Mais Sucesso» e torná-lo ainda mais abrangente.

O projeto «Mais Sucesso – EG5» vai decorrer no triénio 2013-2015 e assenta num consórcio composto por 12 entidades da região. O seu objetivo principal, à semelhança do seu predecessor, é dar um contributo decisivo para o sucesso escolar e pessoal de crianças e jovens de meios desfavorecidos do concelho de Olhão.

Segundo o presidente da MOJU Nuno António, «a ideia é abranger jovens de outras zonas da cidade» além dos do conhecido como Bairro das Panteras, onde se fixou o projeto «Mais Sucesso» e onde a associação tem um espaço com o mesmo nome, que usa como sede social e local de dinamização de muitas atividades.

O «Mais Sucesso» vem alargar oficialmente a área de intervenção social da MOJU, com especial incidência no «Bairro do Fundo de Fomento à Habitação, conhecido como dos Índios».

A inclusão social continua a ser a base do projeto, mas esta nova fase prevê ainda mais atividades e iniciativas que a anterior. Entre elas, destaque para o enfoque no empreendedorismo, nomeadamente a promoção da Economia Social.

O CRIA-Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia e a Delegação Regional do Algarve do IEFP, dois dos membros do consórcio, terão aqui um papel determinante. «Vamos virar-nos mais para o empreendedorismo e formação. Também quisemos arranjar aqui um suporte para tentar pegar em ideias que temos vindo a angariar e tentar criar mais-valias para a economia local», revelou Nuno António.

 

Projeto exemplar dá direito a bonificação

O Projeto «Mais Sucesso» não só foi aprovado, como foi classificado como um dos melhores dos que foram apresentados nesta fase do Programa Escolhas. Um reconhecimento que valerá uma majoração na dotação de verbas para reforço dos recursos humanos.

A coordenadora do «Mais Sucesso» será Mónica Moreira, que já havia trabalhado no projeto «Bom Sucesso» como técnica. A ela se juntarão outros técnicos e colaboradores, entre eles o monitor do espaço de informática da MOJU, que continuará a funcionar.

 

«Mais Sucesso» conta com parceiros de muitas as áreas

Um facto a que os avaliadores do projeto não deverão ter ficado indiferentes foi o número e diversidade de entidades que a MOJU conseguiu juntar em torno do projeto. Além do CRIA e do IEFP, bem como da Câmara de Olhão, já parceira oficial do «Bom Sucesso», são membros do consórcio entidades de vários setores da sociedade.

Uma vez que este é um projeto muito focado no sucesso escolar e na luta contra o abandono da escola, salta à vista a inclusão dos Agrupamentos Escolares de Olhão Dr. Francisco Fernandes Lopes, Dr. Alberto Iria, João da Rosa e Prof. Paula Nogueira.

A lista do consórcio fica completa com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Olhão, a PSP de Olhão, a Unidade de Cuidados na Comunidade Olhar+ do Agrupamento dos Centros de Saúde ACES Central 1 e a Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Comentários

pub