Mais de 300 alunos de Portimão andaram «à caça dos neutrinos» (com fotos)

Mais de 300 alunos das turmas de ciências e tecnologias da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e três turmas de […]

Mais de 300 alunos das turmas de ciências e tecnologias da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e três turmas de 9º ano das escolas EB2,3 Eng Nuno Mergulhão, Júdice Fialho e Prof José Buisel, assistiram, na quinta-feira, à Grande Aula, dinamizada por Maria José Ribeiro Gomes, investigadora do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa, e subordinada ao tema «À caça dos neutrinos».

A receção dos estudantes foi foi feita pelos alunos d’O Teatro da Caverna.

“Sigam os vossos sonhos”. Foi assim que terminou esta Grande Aula, que, além de deixar a curiosidade sobre o que são neutrinos, como e porquê se processa a investigação nesta área, deixou também como semente muitas questões e muitas paixões pela ciência.

Esta Grande Aula integrou-se na iniciativa “Mundo na Escola”, do Ministério de Educação e Cultura.

Aqui ficam algumas das frases dos alunos sobre o que disse a investigadora:

“A investigadora trabalha num laboratório de verdade, com equipas de cientistas internacionais, na vanguarda da física nuclear”

Grande Aula à caça dos neutrinos com a professora Maria José Ribeiro Gomes

“Pretendeu-se com esta iniciativa despertar a curiosidade para a ciência porque, como disse a professora Maria Ribeiro Gomes, a ciência faz-nos viver melhor”.

“Para caçar neutrinos é preciso dominar muitas áreas, a multidisciplinaridade, saber um bocadinho de cada coisa é fundamental”.

“Como os neutrinos correspondem a uma massa significativa do universo, temos de conhecê-los!”

“Conhecer os neutrinos significa uma maior compreensão microscópica e cosmológica da natureza!”

“Eu vou corresponder ao desafio da professora e escrever um artigo científico sobre neutrinos das supernovas”.

“O momento em que a professora derramou o azoto líquido na sala foi emocionante: por segundos, pensei que íamos todos ficar congelados”

“Adorei ouvir os professores a falarem depois de terem inspirado hélio! É espetacular observar os efeitos deste gás na propagação do som!!!”

 

Comentários

pub