Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoO Coronel José Rosa Pinto e o Professor Doutor José Horta Correia vão ser agraciados, pela primeira vez na história da Universidade do Algarve, com a Medalha de Mérito e o Título de Professor Emérito, respetivamente. Trata-se de distinções que serão entregues numa cerimónia que se realiza às 17h00 do dia 12 de dezembro, no Grande Auditório do Campus de Gambelas, para assinalar os 33 anos da UAlg.

O evento, que inclui uma sessão pública aberta à comunidade, conta com várias intervenções, das quais se destacam a do presidente do Conselho Geral Fernando Ulrich, e a Oração de Sapientia, intitulada “Genesis e Poiesis: a poesia da criação” da responsabilidade de Jorge Calado, professor jubilado do Instituto Superior Técnico e convidado da UAlg.

Durante a cerimónia vão ser entregues três prémios aos diplomados com mérito no ano letivo de 2010/2011 – Prémio Caixa Geral de Depósitos, Prémio BPI e Prémio APECA.

festival do marisco de olhao

Este ano serão atribuídas pela primeira vez a Medalha de Mérito da Universidade, que distingue personalidades e entidades pelos relevantes serviços prestados à UAlg, e o Título de Professor Emérito, que distingue professores catedráticos e coordenadores principais, jubilados ou aposentados, pelo relevante contributo dado ao avanço da ciência e da cultura e pelos serviços prestados à comunidade.

José Rosa Pinto, Coronel de Infantaria reformado, naturalista apaixonado e profundo conhecedor da Flora do Algarve, estabeleceu, há já longos anos, uma estreita colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Atividades práticas de campo, publicações científicas, envolvimento em projetos de investigação e constante disponibilidade para as diversas atividades de divulgação científica, caracterizam o percurso deste professor convidado.

A juntar a tudo isto, surge o trabalho diário que desenvolve no ALGU- Herbário da Universidade do Algarve, onde assegura a sua atualização e manutenção.

José Horta Correia continua a prestar serviços relevantes à História e à Cultura Portuguesa e à Universidade do Algarve. Nesta instituição foi um dos fundadores do curso de Património Cultural (1999), primeiro no género em Portugal, e foi o responsável pelo mestrado em História da Arte Portuguesa.

No seu importante percurso, que muito contribuiu para a consolidação e divulgação de toda uma História do Algarve, incluem-se a participação em projetos de investigação, a orientação de vários trabalhos de investigação e a autoria de publicações nacionais e internacionais. O olhar sobre o urbanismo da sua cidade natal, objeto de estudo da sua tese de doutoramento – Vila Real de Santo António. Urbanismo e Poder na Política Pombalina – valeu-lhe, em 1997, o Prémio Gulbenkian de História da Arte.

O programa das comemorações culminará com um concerto da Orquestra do Algarve, às 21h30, tendo como maestro José Eduardo Gomes.

 

Quem é Jorge Calado?

Jorge Calado foi o primeiro engenheiro químico a receber o “Prémio Ferreira da Silva”, o mais alto galardão da Sociedade Portuguesa de Química. Professor catedrático reformado do Instituto Superior Técnico e sócio da Academia de Ciências de Lisboa, é autor de mais de 160 artigos sobre termodinâmica molecular (baixas temperaturas, altas pressões) – o seu domínio de investigação – publicados em revistas internacionais. Doutorado em química pela Universidade de Oxford, foi também professor catedrático adjunto de engenharia química na Universidade de Cornell (USA), de 1983-92.

A sua escola de termodinâmica já produziu em Portugal mais de 60 doutoramentos. Tem-se dedicado ao estudo das relações entre as artes e as ciências e regido cursos sobre o assunto tanto em Portugal como nos EUA.

É crítico cultural do jornal “Expresso” desde 1986 e tem, também, colaborações no “Times Literary Supplement” (História e Filosofia das Ciências), “Opera News” e “Opera Now”.

Fundou e dirigiu (1988-93) no Instituto Nacional de Administração os primeiros cursos de Gestão de Artes em Portugal. A fotografia é outro dos seus interesses, tendo comissariado mais de uma dúzia de exposições importantes em Portugal e no estrangeiro. É ainda diretor da IST Press, a editora universitária do Instituto Superior Técnico.

Em 2011 publicou um livro memorável designado “Haja Luz. Uma história da química através de tudo” (Lisboa, istpress).

 

Veja aqui o programa completo.

infraquinta rumo à sustentabilidade
zoomarine

Também poderá gostar

computadores_digital_online_tecnologia_er_02

Algarve Evolution organiza sessão de apresentação de estágios de Verão para estudantes

UAlg

Iniciativa da UAlg desperta interesse de alunas pelas engenharias

Female speech therapist curing child's problems and impediments. Little boy learning letter O with private English language tutor during lesson at office

Universidade do Algarve reabre licenciatura em Terapia da Fala