Secretário de Estado das Obras Públicas inaugura repavimentação da estrada Aljezur/Marmelete

O secretário de Estado das Obras Públicas inaugura na sexta-feira, 14 de dezembro, às 11h30, a obra de Repavimentação da […]

O secretário de Estado das Obras Públicas inaugura na sexta-feira, 14 de dezembro, às 11h30, a obra de Repavimentação da ER 267, entre Aljezur e o limite do concelho de Monchique.

O Eixo Transversal Serrano (ER 124/267) desempenha um importante papel no interior algarvio, ligando entre si as principais sedes de concelho e freguesias serranas.

A obra agora inaugurada oficialmente traduz «a concretização de um objetivo municipal no que concerne à mobilidade territorial, identificado há muito e que agora é uma realidade», salienta a Câmara de Aljezur.

Neste âmbito, esta autarquia apresentou uma candidatura ao PO Algarve 21 no valor de quase 1,5 milhões de euros.

Esta candidatura teve como objetivo a requalificação da ER 267 que liga a Marmelete, já no vizinho concelho de Monchique, no troço entre Aljezur e o limite do concelho, numa extensão de 6,65 quilómetros.

Este troço apresentava um estado «muito degradado de conservação e de urgente intervenção, notando-se ainda a ausência quase total de sinalização horizontal e vertical», acrescenta o município.

O troço em causa constitui pois, parte do chamado eixo transversal Serrano, o qual é considerado como um dos principais eixos de articulação interregionais, ligando os principais aglomerados urbanos do interior, sendo a sua requalificação definida como prioritária no documento Algarve-Estratégias de Desenvolvimento (2007/2013).

O troço beneficiado apresentava várias patologias ao longo de todo o seu traçado, pelo que, além da repavimentação de toda a via, as obras incluíram a regularização de todas as anomalias verificadas no terreno.

A solução base teve como objetivo garantir um perfil transversal tipo de 7 metros de largura de faixa de rodagem, ao qual foi acrescentado o valor da sobrelargura sempre que o raio das curvas circulares apresentava valores inferiores a 200 metros. Foram consideradas bermas com 1 metro de largura cada, totalizando a plataforma em 9 metros.

Este projeto foi elaborado tomando em consideração os critérios gerais e de pormenor nas “Normas de Sinalização e Segurança da ex-JAE”.

O projeto foi aprovado pela Autoridade de Gestão do PO Algarve com investimento elegível no valor de 1.475.987,80 euros, com comparticipação financeira FEDER de 50%. Posteriormente, devido a reprogramação técnica, a taxa de cofinanciamento fixou-se em 65%.

A Câmara de Aljezur faz questão de salientar que a obra se encontra «paga na sua totalidade».

«Uma velha aspiração de todos os aljezurenses ganha finalmente forma! Estão assim melhoradas as condições de segurança bem como a qualidade de vida e utilização dos utentes, representando uma mais-valia enorme nas condições de ligação interregional», conclui a autarquia.

Comentários

pub