Museu de Liverpool vence Prémio Museu Conselho da Europa com Portimão no júri

O Prémio Museu Conselho da Europa 2013 foi atribuído ao Museu de Liverpool (Reino Unido) pelo Comité de Cultura, Ciência, […]

O Prémio Museu Conselho da Europa 2013 foi atribuído ao Museu de Liverpool (Reino Unido) pelo Comité de Cultura, Ciência, Educação e Media da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE).

Este museu será agora o novo guardião, por um ano, da escultura em bronze «A Mulher dos belos seios», de Joan Miró, que, do Museu de Portimão, que foi o vencedor daquele prémio em 2010, passou para o Museu de Colónia e deste para Liverpool.

A cerimónia oficial de entrega do galardão terá lugar em março de 2013 em Estrasburgo.

Na escolha do Prémio Museu Conselho da Europa 2013 participou José Gameiro, diretor do Museu de Portimão, que foi convidado a integrar o júri do European Museum Forum, que avalia todas as estruturas museológicas europeias a concurso.

O prémio é decidido pelo PACE com base numa shortlist apresentada pelo júri do European Museum Forum e é parte dos prémios do Museu Europeu do ano.

Entre os vencedores recentes estão o Museu de Portimão (2010), o Rautenstrauch-Joest-Museum, em Colónia, na Alemanha (2012), e o Zeeuws Museum, na Holanda (2009).

O Museu de Liverpool traça a história social, económica e política de uma cidade que é uma das mais socialmente diversas de toda a Grã-Bretanha.

Segundo o Comité, o museu tem uma enorme capacidade para atrair gente de todas as idades, origens e habilitações e promove, de uma forma forte e convincente, os valores fulcrais do Conselho da Europa e a importância do «viver em conjunto com dignidade».

O Comité sublinha que o Museu de Liverpool fornece um reconhecimento exemplar dos direitos humanos na prática museológica.

A interação com a comunidade local é excelente, com inúmeras atividades envolvendo crianças, jovens, famílias e idosos. Promove o respeito mútuo entre estratos da sociedade diversos a nível étnico e social, aborda os direitos humanos através de debates e diálogo contemporâneos e mantem um política aberta e inclusiva focada na criação de pontes entre culturas em todos os aspetos do seu trabalho.

O Prémio Museu do Conselho da Europa é atribuído todos os anos desde 1977 a um museu que se julgue ter dado um contributo significativo para compreender a herança cultural europeia.

 

 

Comentários

pub