Vila do Bispo diminui custos com iluminação pública instalando reguladores de fluxo luminoso

A Câmara Municipal de Vila do Bispo vai instalar reguladores de fluxo luminoso em seis postos de transformação (PT) no […]

A Câmara Municipal de Vila do Bispo vai instalar reguladores de fluxo luminoso em seis postos de transformação (PT) no concelho, dois na freguesia de Vila do Bispo e quatro na freguesia de Sagres. O objetivo é diminuir os custos com a iluminação pública e conseguir uma maior eficiência energética.

Neste âmbito, a autarquia adjudicou a empreitada que contempla a instalação dos reguladores de fluxo à empresa Schréder Iluminação, SA, pelo valor de 38.548,16 euros mais IVA, sendo o prazo de execução de 120 dias.

Os reguladores de fluxo serão colocados nos PT que têm anexados os circuitos de iluminação pública com maior carga. Este aparelho diminui automaticamente o fluxo luminoso da iluminação pública a partir de determinada hora, e consequentemente origina a diminuição do consumo de energia durante esse período.

A Câmara de Vila do Bispo explica que, com este sistema, obtém-se um nível de iluminação uniforme e evita-se a criação de áreas escuras. As condições de visibilidade são garantidas perante as modificações na variação gradual e regulação da tensão, assegurando a correta alimentação da instalação de iluminação.

Através desta medida, a autarquia prevê uma poupança anual no total de 17.762,14 euros. Deste valor, 12.167,49 euros correspondem à poupança no consumo de energia e 5.594,65 euros à poupança nos custos de manutenção, já que este sistema irá permitir o prolongamento de vida útil das lâmpadas.

Esta obra será comparticipada financeiramente pelo PO Algarve 21 em 50%.

Comentários

pub