Associação Académica vai ter um Filipe ou uma Filipa como presidente

Já se sabe qual será nome do próximo presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), resta saber em […]

Já se sabe qual será nome do próximo presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), resta saber em que género. As listas de Filipa da Silva e Filipe da Silva defrontam-se no dia 4 de dezembro nas eleições para os órgãos sociais da associação e já estão neste momento a tentar convencer os seus colegas, na campanha eleitoral.

Como seria de esperar, dadas as conhecidas dificuldades financeiras da AAUAlg, ambas as candidaturas dão especial enfoque à resolução dos problemas financeiros da associação.

A Lista A, de Filipa Braz da Silva, fala em continuar o trabalho da atual direção, enquanto a Lista B, de Filipe da Silva, também assume querer colocar as contas em dias, depois de conhecer bem os números e envolvendo os estudantes no processo.

Apesar desta e de muitas outras propostas no mesmo sentido,  as candidaturas escolheram caminhos diferentes, no que às principais prioridades dizem respeito. A Lista A aponta a pedagogia como principal bandeira e a Lista B aponta o apoio aos alunos mais carenciados, de modo a que não tenham de abandonar a universidade, como prioridade máxima.

A Ação Social não é uma prioridade exclusiva da Lista B, pois também é vista como uma prioridade pelos responsáveis da lista liderada por Filipa Braz. Da mesma forma que a lista de Filipe da Silva também traça o objetivo de ajudar os universitários algarvios com os seus problemas pedagógicos.

 

Lista A

A Lista A de Filipa Braz dos Santos elegeu a pedagogia como principal bandeira, assegurando, por outro lado, que a empregabilidade é um dos seus objetivos prioritários.

Assumiu ainda o compromisso de continuar a consolidação financeira da AAUAlg e de exigir «Ação Social suficiente para todos os que precisam», segundo o manifesto da candidatura.

Apostar na pedagogia era já um objetivo assumido pela atual Direção Geral, à qual Filipa Braz pertence e que apoia a sua candidatura.

No manifesto da lista A, esta opção é justificada com o facto de, apesar de a AAUAlg ser uma das maiores PME do Algarve, «é, na verdade, uma associação de estudantes, para estudantes e são eles a sua razão de existir».

O enfoque vai ainda para a resolução dos problemas financeiros da associação, já que «sem recursos a Associação Académica fica enormemente fragilizada». O manifesto está disponível no site da lista.

 

Lista B

A Lista B de Filipe da Silva coloca o enfoque na área social e na garantia de que nenhum estudante fique de fora do Ensino Superior por falta de condições financeiras. Esta será a principal de diversas bandeiras, da qual os responsáveis pela candidatura destacam a resolução da situação financeira que a AAUALG.

No caso da Lista B, este trabalho «passa por conhecer o real estado da estrutura da Associação Académica, optimizando os recursos existentes e, acima de tudo, envolvendo todos os estudantes da Universidade do Algarve na discussão e decisão das medidas a serem tomadas».

O envolvimento dos estudantes nos processos de decisão e uma maior proximidade dos eleitos com os eleitores é outra bandeira que a lista de Filipe da Silva assume. Outras áreas de intervenção desta equipa serão «a empregabilidade, a mobilidade, os problemas pedagógicos, a Tradição Académica e o acesso à cultura e desporto». As propostas da lista B estão disponíveis no site da candidatura.

 

Assembleia Magna com lista única, Conselho Fiscal com duas

Rita Correia encabeça a única lista candidata à Mesa da Assembleia Magna da AAUAlg. A atual secretária-geral da associação lidera a lista M e será a próxima presidente deste órgão.

Já para o Conselho Fiscal, há duas propostas, a lista F, liderada por André Cardoso, e a lista G, cujo primeiro elemento é Raquel Pedro. Nos núcleos pedagógicos, apenas no da Faculdade de Economia haverá duas listas em disputa.

Comentários

pub