Silves acolhe X Congresso Internacional “A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo”

O X Congresso Internacional “A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo” realiza-se entre os dias 22 e 27 de outubro na Fissul, […]

O X Congresso Internacional “A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo” realiza-se entre os dias 22 e 27 de outubro na Fissul, em Silves. A ação é organizada conjuntamente entre a Câmara Municipal de Silves (CMS), o Campo Arqueológico de Mértola (CAM), o Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades do Coimbra e Porto e a Associação Internacional para o Estudo da Cerâmica Medieval no Mediterrâneo.

Neste encontro, inúmeros especialistas nacionais e internacionais irão debruçar-se sobre seis temas principais: As cerâmicas no seu contexto, Cerâmica e alimentação, O Mediterrâneo e o Atlântico, Evolução e transferência de técnicas, Cerâmica e comércio e Novas Descobertas. Complementarmente, cerca de uma centena de posters estarão em exposição e darão o mote a algumas das apresentações do congresso.

Uma das sessões, centrada no tema Mediterrâneo e o Atlântico, será descentralizada e terá lugar em Mértola, no Cine-Teatro Marques Duque. O Congresso culmina com uma visita de estudo a várias localidades do Algarve, onde o Castelo velho de Alcoutim e núcleo museológico, o Núcleo Islâmico de Tavira, o Museu Arqueológico de Loulé, o Museu Municipal de Faro e Muralhas Islâmicas da cidade, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira e o Museu Municipal de Portimão são os locais de passagem.

Paralelamente irão decorrer algumas atividades e programa social, dos quais fazem parte a apresentação das Atas do IX CICM2, a realização do workshop de digitalização 3D e publicação Digital de Cerâmica, a venda de livros de arqueologia, a exposição “Os Signos do Quotidiano” e visitas de estudo e excursões.

De referir que o X Congresso Internacional “A Cerâmica Medieval no Mediterrâneo” conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Câmara Municipal de Mértola.

Mais informações sobre esta ação poderão ser recolhidas junto da Divisão de Património Histórico-Arqueológico e Museus da CMS, através do telefone 282 444 100 e do endereço de correio eletrónico [email protected] ou junto do CAM, telefone 286 612 443 e email [email protected].

O programa definitivo do XCICM2 será disponibilizado brevemente no portal da CMS, em www.cm-silves.pt, ou no canal do ISSUU do município, em http://issuu.com/municipiodesilves.

Comentários

pub