Desidério Silva é o único candidato a presidente do Turismo do Algarve (atualizado)

Desidério Silva vai encabeçar a única lista candidata à presidência da Entidade Regional de Turismo do Algarve, nas eleições que […]

Desidério Silva vai encabeçar a única lista candidata à presidência da Entidade Regional de Turismo do Algarve, nas eleições que terão lugar no dia 22 de outubro. O ainda presidente da Câmara de Albufeira apresentou a lista na manhã desta segunda-feira, que foi o dia limite para a apresentação de candidaturas.

O presidente da Assembleia Geral (AG) da ERTA Elidérico Viegas confirmou ao Sul Informação que apenas foram apresentadas listas únicas tanto para a presidência como para a mesa da AG, até à hora limite para aceitação de candidaturas. Neste último caso, a lista é encabeçada pelo responsável máximo da ACRAL João Rosado.

Em declarações ao nosso jornal, Desidério Silva preferiu não adiantar os nomes que constam da sua lista, antes da sua publicação oficial, prevista para quarta-feira, por considerar que «não seria moralmente correto». No entanto, revelou os critérios que estiveram por detrás da sua constituição.

«É uma lista formada a pensar na região, com pessoas que estão todas ligadas à gestão hoteleira e a diversas áreas do Turismo. Tivemos em conta as exigências e especificidades do Algarve, incluindo técnicos e pessoas com formação», disse.

Quanto às dificuldades vividas pelo entidade a cuja presidência se candidata, tendo em conta diversas declarações nesse sentido que foram proferidas pelo ainda presidente do Turismo do Algarve António Pina no último ano e meio, Desidério Silva remete uma posição sobre o assunto para depois da sua tomada de posse. Já os objetivos, em traços gerais, estão definidos e passam por «promover a região e valorizá-la como principal região turística de Portugal».

O autarca do PSD não terá um concorrente do principal partido da oposição, o PS, embora não haja um acordo entre ambos os partidos, como sucedeu na eleição original do atual presidente do Turismo do Algarve António Pina.

Segundo o presidente da Federação do Algarve do PS António Eusébio, os socialistas optaram por «não apresentar qualquer lista nesta fase», deixando Desidério Silva avançar isolado. Na altura de votar, todos os socialistas que fazem parte da Assembleia Geral da ERTA, nomeadamente os autarcas do PS da região, poderão votar como entenderem a proposta apresentada, sem que haja indicações da Federação quanto a um sentido de voto único.

Elidérico Viegas recordou que em toda a história da ERTA nunca houve mais do que uma lista e que apenas nas últimas eleições houve consenso entre os dois principais partidos.

No entanto, ao longo da história do organismo de cúpula do turismo algarvio, e quando tinha outra designação – Região de Turismo do Algarve – surgiram duas listas a sufrágio para o mandato 2003/2007, encabeçadas por Paulo Neves e Helder Martins, respetivamente. Essas eleições foram ganhas por Helder Martins, por dois votos.

 

Ataulizado às 11h21 de dia 16, acrescentando a informação relativa às eleições disputadas por duas listas em 2003.

Comentários

pub