Cinema Francês para todos os gostos volta a animar Faro

A Festa do Cinema Francês está de volta a Faro e trará à capital algarvia 13 filmes, dez dos quais […]

A Festa do Cinema Francês está de volta a Faro e trará à capital algarvia 13 filmes, dez dos quais em ante estreia absoluta a nível nacional e a maioria ainda sem garantia de distribuição comercial no nosso país.

Entre 16 e 21 de outubro, o público da região e do Baixo Alentejo poderá assistir a filmes para todos os gostos e dos mais variados estilos, desde o drama à comédia, passando pelos filmes de animação e documentais, no Teatro das Figuras, em Faro.

O evento foi apresentado esta terça-feira, na Sociedade Recreativa Artística Farense (SRAF), entidade que se junta este ano à festa.

Uma oportunidade para falar sobre o festival, mas, sobretudo, para levantar o véu sobre a programação, que pode ser consultada com detalhe no site da iniciativa. Na terça-feira, dia 16, o evento é inaugurado às 21h30, com a comédia «L’Art d’Aimer», de Emmanuel Mouret, que esteve presente em diversos festivais de cinema e dá o mote para seis dias de cinema de qualidade.

Este é, de resto, um evento que muitos aguardam com entusiasmo, segundo o presidente da Alliance Française do Algarve Jacques Mer. «Desde janeiro que há pessoas que se dirigem a nós para saber que filmes vamos apresentar, apesar da festa ser sempre em outubro», revelou. Uma indicação da dimensão que o festival tem vindo a ganhar na região e que faz da extensão de Faro uma das que mais público atrai, dos vários polos que a festa tem no país.

A Festa do Cinema Francês é organizada, a nível nacional, pelo Institut Français du Portugal e conta, em 2012, com iniciativas em Lisboa, Almada, Faro, Porto, Coimbra e Guimarães. Este ano, a madrinha do evento é a atriz portuguesa Maria de Medeiros, que protagoniza um dos filmes que virá a Faro.

Na região algarvia não serão exibidos todos os filmes que fazem parte da lista da festa, num total de 20, todos eles bem recentes e que se distinguiram por ter ganho prémios ou serem aclamados pela crítica. Os 13 selecionados pela organização do festival a nível regional, a Alliance Française, pretendem «mostrar a grande variedade de estilos» que o cinema francês toca, trazendo «filmes de qualidade».

Elementos que, para a dirigente do Teatro Municipal de Faro (TMF) Anabela Afonso permitiram que esta festa tenha tido uma «evolução de público notória» desde 2004, o primeiro ano que foi alargada à região. «Exemplifica bem o resultado que a persistência aliada à qualidade dá em termos de público. Ao início eram poucas pessoas, mas hoje as salas estão sempre muito bem compostas», considerou.

A festa vai contar com duas sessões diárias às 19h30 e às 21h30, além de sessões especiais à tarde, orientadas para um público mais jovem, com filmes de animação, no dia 17 e no dia 20 de outubro, às 15 horas. Para assistir a esta última sessão, virá «um autocarro com crianças de Mértola» propositadamente para assistir ao filme, algo que já havia acontecido em 2011.

E como o objetivo é mostrar o que de melhor se faz na indústria cinematográfica francesa, os preços são acessíveis, principalmente para os que quiserem assistir a mais do que um filme ou ir em grupo.

Um bilhete individual custa 3,5 euros, mas este ano haverá pacotes de cinco e dez bilhetes, por 15 e 25 euros, respetivamente, para além de descontos para menores de 25 anos e maiores de 65, que apenas pagam 3 euros por sessão.

No caso dos pacotes, ao contrário do que acontecia no passado com o passe para a Festa do Cinema Francês, os ingressos podem ser utilizados em qualquer sessão por qualquer pessoa, nomeadamente «por grupos».

Em 2012, a Festa vai “sair à noite” e dar um salto ao bar «Os Artistas», da SRAF, com a Festa da Música Francesa. A música estará a cargo de Pedro Mesquita, que irá dar uso à sua vasta coleção de discos de vinil e dar a conhecer a música cantada em francês, «não apenas de França».  «Vou passar estilos variados, desde os anos 50 até agora. A linha condutora será a língua francesa», revelou.

Comentários

pub