Câmara de Faro submete aprovação de empréstimo de 24 milhões à AM esta quinta-feira

O Executivo camarário de Faro reúne-se esta tarde para votar uma candidatura ao Plano de Apoio à Economia Local (PAEL) […]

O Executivo camarário de Faro reúne-se esta tarde para votar uma candidatura ao Plano de Apoio à Economia Local (PAEL) no valor de 24 milhões de euros, para pagar dívidas de curto prazo. A proposta de candidatura ao PAEL será submetida à aprovação numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Faro marcada para hoje, quinta-feira.

O valor do empréstimo a pedir ao fundo de financiamento lançado pelo Estado já era conhecido, mas os prazos apertados para submeter a candidatura ao programa levam a que as candidaturas tenham de ser aprovadas com urgência, sob pena de as autarquias ficarem de fora.

As dívidas de curto prazo da Câmara de Faro ascendem a 32 milhões de euros , mas o presidente da Câmara de Faro Macário Correia não assumiu em declarações ao Sul Informação se vai pedir um empréstimo adicional à banca. «Este de 24 milhões é o empréstimo que vamos pedir», limitou-se a dizer.

Com esta medida, as autarquias poderão saldar dívidas antigas, ao mesmo tempo que injetam dinheiro nos seus fornecedores, muitos deles em situações aflitivas.

No Algarve, também a Câmara de Portimão e a Câmara de Vila Real de Santo António têm candidaturas ao PAEL prontas e que apenas necessitam da luz verde de todos os órgãos autárquicos para ser submetidas. Mas há mais municípios que vão avançar com candidaturas. Todos os municípios que aderirem a esta linha de apoio ficam obrigadas a cumprir um Plano de Reequilíbrio Financeiro.

Comentários

pub