850 pessoas esgotaram atividades e hotéis no Festival de Birdwatching de Sagres

Cerca de 850 participantes e 102 espécies de aves avistadas são os resultados do 3º Festival de Birdwatching de Sagres, […]

Cerca de 850 participantes e 102 espécies de aves avistadas são os resultados do 3º Festival de Birdwatching de Sagres, o maior evento nacional dedicado à observação de aves, que decorreu entre 30 de Setembro e 7 de outubro.

São números que deixaram a organização optimista e que «são mais do que razões para ansiar pela 4ª edição» do festival.
Em comparação com 2011, o número de visitantes portugueses, oriundos um pouco de todo o país, aumentou, havendo a destacar um maior número de participantes generalistas.

Dos 850 participantes, salientam-se os alunos Universidade do Algarve, alunos de todas as E.B.1 do concelho de Vila do Bispo, utentes da NECI (portadores de necessidades educativas especiais), crianças da Casa Nossa Sr.ª da Conceição em Portimão, empresários de animação turística e técnicos de Câmaras Municipais do Algarve.

Destaque ainda para as 111 atividades realizadas nos três dias do evento dirigidas ao público geral, quase todas esgotadas.

A organização revela também que «foram observadas algumas concentrações interessantes de espécies características do período migratório, como o grifo (Gyps fulvus), a cegonha-preta (Ciconia-nigra), ou a águia-cobreira (Circaetus gallicus)».

Destaque para alguma das espécies mais escassas avistadas como o grifo-de-rüppell (Gyps rueppellii), o falcão-da-rainha (Falco eleonorae), ou a petinha-de-richard (Anthus richardi).

Foi ainda devolvida à natureza uma águia-calçada (Aquila pennata), recuperada no RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, um dos momentos mais emocionante para alguns dos participantes.

Nesta edição foram registados participantes de 10 nacionalidades diferentes, provenientes de países em que a atividade de birdwatching está bastante desenvolvida, nomeadamente, Suécia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Brasil, Espanha, França, Bélgica, Dinamarca e Portugal, que chegaram em grupos organizados ou individualmente.

Também se conseguiu envolver um maior número de agentes empresariais da região, tanto da restauração e alojamento, como da animação turística, «tendo todos recebido turistas e, nalguns casos, tendo mesmo esgotado os serviços que disponibilizaram durante o festival».

Desde o primeiro dia em que foi anunciado, que o evento foi alvo de atenção por parte dos media nacionais, regionais e mesmo internacionais.

Segundo a organização, essa grande atenção dos meios de comunicação social resultou do interesse que «a atividade em si desperta junto do público generalista, dos amantes da natureza e especialistas de aves».

A Associação de Turismo do Algarve voltou a organizar uma Press/Fam Trip durante o festival, que reuniu 14 jornalistas e operadores estrangeiros de cinco países diferentes: Alemanha, Espanha, Holanda, Reino Unido e Suécia. Esta ação irá proporcionar que, mesmo após o seu encerramento, o Festival seja divulgado depois, destacando os valores naturais da região e resultando num convite antecipado para a edição de 2013.

O evento contou com a parceria do Turismo do Algarve, Turismo de Portugal, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da STRIX – Ambiente e Inovação, RIAS/Aldeia, Associação A Rocha e teve o apoio de diversas instituições importantes para a sua concretização, em particular da ANA Aeroportos, Sagres e Delta cafés que patrocinaram várias componentes do festival. Contou ainda com as seguintes empresas locais: Martinhal Resort, Memo Baleeira, Pousadas de Portugal, Navigator ApartHotel, Apartamentos Sagres Time, Hotel Mira Sagres, Don Tenório ApartHotel, Fortaleza de Sagres, Mar Ilimitado, Cape Cruiser, Walkin’ Sagres e Sagres T-shirt.

Esta edição contou mais uma vez com o financiamento do POAlgarve21, que financia 65% do evento, sendo esta uma das muitas ações do Projeto “Via Algarviana II” do qual a Associação Almargem é promotora e o Município de Vila do Bispo parceiro.

A 3ª edição do Festival de Observação de Aves de Sagres é uma ação no âmbito da candidatura da Via Algarviana II , aprovada em 1,4 milhões de euros, e que beneficia do cofinanciamento de 950 mil euros do POAlgarve 21, fundos europeus do QREN. A comparticipação Nacional será de 512 mil euros repartidos pela Almargem, Autarquias, ATA e ERTA.

Comentários

pub