“A Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional” em discussão na CCDR Algarve

O auditório da CCDR Algarve, em Faro, será palco, na próxima sexta-feira, 12 de outubro, de um debate sobre “A […]

O auditório da CCDR Algarve, em Faro, será palco, na próxima sexta-feira, 12 de outubro, de um debate sobre “A Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego”, que reunirá deputados europeus, políticos locais e técnicos regionais. O objetivo é discutir a estratégia que visa sair da crise e criar novas condições para um melhor crescimento das regiões, como o Algarve.

Trata-se do primeiro de dois debates que acontecem no âmbito do Fórum de Discussão Regional 2012, que se prolonga até 9 de novembro e leva ao Algarve conferências, uma exposição, um festival de cinema e um concurso europeu para os alunos do ensino secundário.

A partir de 2007, a crise financeira internacional veio evidenciar o facto de algumas das políticas de desenvolvimento regional não terem ainda atingido os objectivos desejados. Verificou-se, em demasiados casos, um aprofundamento das diferenças de competitividade entre regiões, tendo esta desigualdade contribuído para o agravamento da situação económica na Europa.

A estratégia Europa 2020 é um plano de dez anos da União Europeia a favor do crescimento. Esta estratégia visa não só a saída da crise mas também a revisão do nosso modelo de crescimento e a criação das condições necessárias para obter um tipo diferente de crescimento: um crescimento mais inteligente, sustentável e inclusivo. A estratégia de desenvolvimento regional das regiões, para o próximo período de programação 2014-2020, terá que estar enquadrada nos objectivos definidos pela Estratégia 2020.

Para debater esta estratégia crucial, reunir-se-ão, numa mesa redonda, as eurodeputadas Ana Gomes e Marisa Matias, o Coordenador do Observatório do QREN, Paulo Areosa Feio, e o consultor Oliveira das Neves, num painel moderado pela jornalista Elisabate Rodrigues.

Para debater a “Inovação e o Emprego”, estarão presentes o Carlos Lajas, da Agência de Inovação, e Carlos Baía, Diretor Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O debate conta ainda com a presença do presidente da CCDR-Algarve David Santos, do presidente da Câmara Municipal de Faro Macário Correia e do reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro.

As inscrições são gratuitas e estão abertas em: www.ccdr-alg.pt

O Fórum de Discussão Regional 2012 resulta de uma parceria entre o Centro Europeu Direct do Algarve, o Gabinete do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Além deste debate, o Fórum inclui outro encontro, a realizar a 19 de outubro, no Hotel Eva, em Faro, dedicado à “Competitividade regional e empreendedorismo: como convergir de forma sustentável?”

Paralelamente, está patente desde 1 de outubro, a exposição “Portugal Europeu: Meio século de História”, que irá percorrer as cidades algarvias de Faro, Portimão e Tavira. Ao mesmo tempo, decorre até 28 de outubro o “Festival Lux de Cinema Europeu, em Tavira e em Faro, em parceria com os cineclubes destas duas cidades.

 

Comentários

pub