Vaca limousine campeã da Península Ibérica pertence a criador de Odemira

Os criadores que representaram Portugal no 3º Concurso Ibérico da Raça Bovina Limousine, que decorreu no dia 10 setembro, na […]

Os criadores que representaram Portugal no 3º Concurso Ibérico da Raça Bovina Limousine, que decorreu no dia 10 setembro, na cidade espanhola de Salamanca, conquistaram os prémios de vaca campeã Limousine da Península Ibérica, melhor novilha, melhor vaca adulta e melhor touro adulto.

As qualidades maternais das vacas Limousine portuguesas foram reconhecidas pelo júri italiano no Concurso Ibérico Limousine, não tendo tido dúvidas ao atribuir o título de Vaca Campeã Limousine da Península Ibérica à vaca Camomila, do criador odemirense José Maria Pacheco dos Reis.

Nas várias secções a concurso, os animais portugueses foram recolhendo prémios, de entre os quais se destacam a melhor novilha, a melhor vaca adulta e o melhor touro, na secção de touros adultos.

O título de campeão ibérico foi atribuído ao animal que já tinha ganho o concurso de Espanha.

A representação portuguesa, apesar de contar apenas com 19 animais de seis criadores, 10% dos animais Limousine presente no certame, não passou despercebida aos milhares de visitantes desta Feira, que reuniu criadores de toda a pPnínsula.

A pesagem de todos os animais Limousine, no início da feira, destacou de imediato a representação portuguesa, que foi premiada com o macho e a fêmea mais pesados da Feira, nomeadamente o macho Don Ruan (com 1600kg) e a vaca Carinhosa (com 1130kg).

A comitiva nacional contou com a participação de quatro criadores do concelho de Odemira: José Maria Pacheco dos Reis (Almograve, Melhor Criador Nacional desde 1996), Manuel Pacheco Martinho (Zambujeira do Mar), Rui Jorge Pinto Lamberto Silva (S. Teotónio) e Casa Agrícola Sabino Samora (Odemira). Participaram também os criadores Aletta Elisabeth de Beaufort (Arronches) e David Catita Daniel (Serpa).

A enorme adaptação da raça bovina Limousine aos países mediterrânicos observada na última década, conjugada com alterações de maneio que privilegiem animais mais produtivos e autónomos, tem resultado num crescimento contínuo e sustentado da raça Limousine, atravessando atualmente uma das suas fases mais prósperas.

Esta evolução tem sido inequívoca em Portugal, assumindo a raça Limousine uma posição cimeira no panorama pecuário nacional, alicerçada numa enorme qualidade genética dos criadores nacionais.

No âmbito das comemorações dos seus 25 anos, a Federação Espanhola da Raça Limousine desafiou a Associação Portuguesa de Criadores Limousine para a realização do 3º Concurso Ibérico da Raça Limousine, pela primeira vez neste século, que teve lugar no passado dia 10 de setembro, na Feira Agrícola de Salamanca, em Espanha.

A feira incluiu a 29ª Feira Internacional Agropecuária de Castela e Leão e a 24ª Exposição Internacional de Gado Puro, reunindo mais de 600 expositores e 2.400 cabeças de gado.

Comentários

pub