São Brás de Alportel cria Banco de Livros Escolares

São Brás de Alportel marcou o início do novo ano letivo com a criação de um Banco  de Livros Escolares, […]

São Brás de Alportel marcou o início do novo ano letivo com a criação de um Banco  de Livros Escolares, uma iniciativa que tem por objetivo a recolha e partilha de manuais escolares pelas famílias.

«O período de crise que o país atravessa aliado ao crescente índice de desemprego, entre outros fatores de instabilidade dificultam cada vez mais a capacidade das famílias fazerem face às despesas regulares. O início do ano letivo e a necessidade de aquisição de livros e materiais escolares sobrecarrega o parco orçamento familiar e acentua ainda mais essa dificuldade», salienta a Câmara de São Brás.

Atenta a esta realidade, e fruto de um trabalho desenvolvido em parceria com a comunidade, de modo a minimizar as dificuldades sentidas por inúmeras famílias, a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, com o apoio do Agrupamento de Escolas, criou o Banco de Livros Escolares, um projeto que conta com a parceria da Loja Social de São Brás de Alportel, num apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e da Farmácia Dias Neves.

Todos juntos por um objetivo comum: recolher o máximo número possível de livros escolares usados, de todos os anos de escolaridade e de todas as épocas que estejam em bom estado de conservação, para chegar a quem deles mais precisa.

A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel é a primeira associação de pais do país a integrar a Rede Nacional de Bancos de Entrega e Recolha de Manuais Escolares através do Movimento pela reutilização dos livros escolares, um projeto nacional que visa ligar o país numa rede solidária.

Os manuais devem ser entregues na Sede da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel, localizada na Escola E B 2 3 Poeta Bernardo de Passos (Rua 1.º de Junho), de segunda a sexta-feira, entre as 08h00 e as 18h00.

Poderá ainda fazer a entrega dos seus livros:
a)- na sede da Junta de Freguesia, de segunda a sexta, durante o horário de funcionamento, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00
b)- na Loja Social, localizada na Avenida da Liberdade, ao sábado de manhã entre as 10h00 e as 13h00 e da parte da tarde, entre as 15h00 e as 18h00.
c)- na Farmácia Dias Neves, localizada no Largo São Sebastião, todos os dias durante o horário de funcionamento.

Os livros recolhidos destinam-se a ajudar famílias com mais dificuldades em adquirir os manuais escolares para os seus filhos.

Para aceder a este banco solidário de livros escolares os pais ou encarregados de educação das crianças e jovens devem dirigir-se à sede da Associação de Pais, na Escola Poeta Bernardo de Passos, de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00, de modo a fazer o seu pedido.

Este projeto solidário contribui ainda para prolongar o tempo de vida dos livros usados, implementando ao mesmo tempo o espírito de entre ajuda entre os membros da mesma comunidade em prol da educação dos mais jovens e de um futuro mais justo e inclusivo.

Comentários

pub