Paderne acolhe encontro “Slow Food & Friends”

A aldeia de Paderne vai ser palco do evento “Slow Food & Friends”, no sábado, 22 de Setembro, dia do […]

A aldeia de Paderne vai ser palco do evento “Slow Food & Friends”, no sábado, 22 de Setembro, dia do Equinócio de Outono.

Entre as 9h00 e as 18h00, a Quinta Brito Lima, vocacionada para o Turismo Rural, prepara-se para acolher diversas atividades, com o objetivo de ajudar a promover os produtores regionais que cultivam alimentos de forma ecologicamente responsável.

O Slow Food é um movimento internacional sem fins lucrativos, fundado em 1989, que visa contrariar o estilo de vida de fast food e de stress, e o desaparecimento das tradições alimentares locais.

Este movimento já existe em 150 países, conta com 100.000 membros e uma rede mundial de 2000 comunidades, que praticam uma produção de alimentos em pequena escala e de forma sustentada.

O Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta.

No Algarve, este movimento associativo tem procurado promover sinergias entre os produtores locais; realizar projetos, eventos, seminários, conferências e colaborações, criar hortas nas escolas e programas educativos.

Para mais informações e inscrições, aceda a http://encontropaderne.weebly.com

 

Programa:

9h00-18h00

MERCADO AGRÍCOLA E DE ARTESANATO

Diversos produtores agrícolas e de artesanato apresentarão para venda os seus produtos da época oriundos de produção biológica ou proteção integrada

 

10h00 -11h30 – 14h30 – 16h00

DEGUSTAÇÃO DE COMIDA ALGARVIA

– Oficina do Gosto

Diversos restaurantes ensinam a cozinhar alguns pratos, que podem ser degustados pelos participantes

 

13h00

ALMOÇO PARTILHADO

Convidamos os visitantes a trazerem o seu almoço para ser partilhado entre os participantes, outros sabores e comidas, em convívio à volta da mesa

 

9h00-18h00

EXPOSIÇÃO DE PINTURA E ESCULTURA

Ao longo do dia estarão expostas diversas obras de pintores e escultores

 

9h00-18h00

PROJEÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

Será possível assistir a documentários dedicados ao alimento, à natureza, à astronomia e à arte. Numa projecção sequencial de documentários públicos, nomeadamente filmes realizados pelo Slowfood Internacional e pela Associação In Loco e outros de emissão pública

 

9h00-18h00

SESSÕES DE REIKI E MASSAGENS TERAPÊUTICAS

Alguns profissionais farão sessões de Reiki e massagens, em espaço próprio.

As sessões são gratuitas. Cada participante será convidado a dar uma pequena contribuição para os gastos de electricidade da Casa de Turismo Rural

 

9h00 às 13h00

PASSEIO PEDESTRE AO CASTELO PADERNE

(aprox. 4 km – ida e volta)

Passeio matinal com regresso para o almoço partilhado

Comentários

pub