Investigadores estão hoje em destaque em Olhão, Faro e Lagos

O dia de hoje, sexta-feira, é dedicado aos investigadores em diversos locais do Algarve, em mais uma edição da Noite […]

O dia de hoje, sexta-feira, é dedicado aos investigadores em diversos locais do Algarve, em mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores. Olhão, Faro e Lagos recebem atividades que assinalam esta iniciativa de âmbito europeu, com o objetivo de divulgar a ciência e mostrar ao público em geral o que fazem no dia-a-dia investigadores das mais diversas áreas.

Em Olhão, a iniciativa já começou e o programa contempla muitas atividades. Também haverá muitos expositores a marcar presença no Ria Shopping, um dos polos que acolhe o evento na região, à semelhança dos Centros de Ciência Viva do Algarve (Faro) e de Lagos. Já o seu congénere de Tavira mudou-se para Olhão por um dia, para se juntar à base deste evento coordenado pela Universidade do Algarve.

Em Faro, há atividades especialmente pensadas para este dia a partir das 15 horas, altura em que será lançado o debate em torno do tema «O Impacto do Investigador na Sociedade».

Para esta sessão foram convidados os investigadores António Sykes (CCMAR), que falará de Aquacultura, Bruno Romeira (CEOT), com a apresentação «O Caos e Telecomunicações»,  José Paulo Silva (CIQA), que falará sobre «Nanocápsulas e aplicações na vida quotidiana» e José Manuel Bidarra (Universidade Aberta), que se debruçará sobre o tema «Ferramentas Multimédia e Comunicação». Esta atividade dura até às 20 horas.

A partir das 21 horas, haverá a oportunidade de observar as estrelas, se o clima o permitir, claro. A atividade começa com uma palestra sobre o tema «De Biólogo a Astrónomo», por Pedro Ré (FCUL).

Segue-se uma sessão de «observação astronómica à vista desarmada, com binóculos e telescópio». Aqui tentar-se-á identificar constelações no céu, Júpiter e outros objetos como Enxames Globulares, Enxames Abertos, e Nebulosas, para além de observar a lua.

Em Lagos, a observação astronómica também faz parte do programa da Noite dos Investigadores. Na cidade do Barlavento algarvio, a atividade começa às 21h30. Antes, terão lugar diversas atividades associadas ao tema deste ano da Noite dos Investigadores «Ciência e Desporto».

Entre as 20 e as 21 horas qualquer pessoa poderá avaliar a sua condição física, numa iniciativa que vai contar com técnicos da empresa municipal «Lagos em Forma», que, além de avaliarem diversos parâmetros da condição física, também vão dar alguns conselhos de nutrição aos participantes.

Às 20h30, Fátima Baptista e Vera Lúcia Zymbal, investigadoras da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, vão explicar de que forma o desporto pode contribuir para ossos saudáveis, na iniciativa «Desporto e Saúde Óssea».

Comentários

pub