Alargamento da rede de água a mais 1684 casas marca comemorações do Dia de Faro

O Dia do Município de Faro vai trazer consigo abastecimento de água a quase 1700 habitações do concelho e saneamento […]

O Dia do Município de Faro vai trazer consigo abastecimento de água a quase 1700 habitações do concelho e saneamento básico a 769 casas. A Câmara de Faro vai inaugurar na sexta-feira, dia 7 de setembro, um novo ramal da rede de abastecimento de água e recolha de esgotos, que irá servir a freguesia de Santa Bárbara de Nexe, num investimento que ultrapassou os 5 milhões de euros.

A inauguração desta obra será o ponto alto das comemorações do Dia de Faro, cujo programa também prevê as habituais homenagens a personalidades e instituições do concelho e animação.

A obra de alargamento da rede pública de águas e esgotos agora concluída foi lançada em 2010 e permite dar um passo importante para permitir a cobertura quase total do concelho, no que a estes bens básicos diz respeito.

«Para além desta obra, falta concluir uma outra empreitada na zona da Bordeira e dos Salgados, que deverá estar pronta em meados do ano que vem. A partir desse momento, teremos uma cobertura de 95 ou 96 por cento», revelou ao Sul Informação o presidente da Câmara de Faro.

De fora da rede ficam, pelo menos para já, algumas casas ou aglomerados mais distantes, «uma coisa mínima», segundo Macário Correia. A extensão da rede, de modo a permitir que Faro tivesse uma resposta de abastecimento de água e saneamento ao nível do que é exigido pela União Europeia, começou há cerca de dez anos, altura em que a cobertura andaria na ordem dos 70 por cento nos esgotos e 80 por cento no abastecimento de água.

Feito o investimento, sempre com uma forte comparticipação de fundos comunitários (no caso da empreitada que irá ser agora inaugurada a comparticipação foi de 85 por cento, ao abrigo do Programa Operacional Temático de Valorização do Território – POVT), a empresa municipal farense FAGAR vai começar a ter algum retorno, mas nunca numa perspetiva de ter lucro, garantiu o autarca.

«Não é a vender água que vamos equilibrar as contas do município. A FAGAR, como as outras estruturas municipais de abastecimento de água e de saneamento básico, cobra as taxas sem fins lucrativos. O dinheiro serve sempre para fazer mais investimentos e melhorar a vida das pessoas», garantiu Macário Correia.

De resto, foi o aumento da qualidade de vida da população que vai ser agora servida que esteve na base deste investimento, disse o autarca. Daí a ênfase que será dada à inauguração simbólica da obra, que vai decorrer no dia da cidade, 7 de setembro, às 12 horas, na Fonte da Murta, na localidade de Gorjões.

O Dia da Município também será sinónimo de animação, que neste caso será uma espécie de dois em um. A programação da segunda edição do Festival Adentro, que terá lugar na Cidade Velha de Faro nos dias 7 e 8 de setembro, está integrada no programa de comemoração do Dia de Faro. Este evento levará World Music, artesanato e produtos regionais à Vila-Adentro.

 

A obra que será inaugurada em números:

 

– 4 reservatórios;

– 1 central sobrepressora de água;

– 3 centrais elevatórias de esgotos;

– 44,5 quilómetros (km) de condutas de abastecimento de água;

– 4,9 km de condutas elevatórias de abastecimento de água;

– 20,4 km de coletores de esgotos;

– 2,7 km de condutas elevatórias de esgotos;

– 1 684 ramais de abastecimento de água;

– 769 ramais de esgoto.

Comentários

pub