Lagos mantém a tradição na Festa do Banho 29

A tradicional Festa do Banho 29 regressa, uma vez mais, a Lagos, com a colaboração e participação de coletividades do […]

A tradicional Festa do Banho 29 regressa, uma vez mais, a Lagos, com a colaboração e participação de coletividades do concelho que desejam manter viva esta tradição bem enraizada na cultura lacobrigense. Nesta manifestação popular e verdadeiro ritual obrigatório todos são convidados a tomar um banho de mar à meia noite.

«Quem na noite de 29 de Agosto se chegar à beira-mar, verificará talvez um movimento desusado. Desde o pôr-do-sol, aparecerão grupos de pessoas vindas não se sabe de onde, com burros, toalhas e mantimentos. São os camponeses que vêm para o Banho 29. Este costume resistiu ao turismo e transformou-se, ajustando-se à nova realidade. É um misto de tradição folclórica e de ritual a cumprir, transmitido de pais para filhos com a indicação de que o banho daquela noite vale por 29».

Hoje, os camponeses «já não vêm aos bandos, mas continuam a cumprir a tradição de forma discreta. Ao seu lado aparecem hoje novos grupos de banhistas, mais foliões e com menos rituais, que aproveitam essa noite para fazerem fogueiras, tocarem violas, assarem chouriço e contarem histórias. À meia-noite os mais afoitos entram na água. Os outros talvez molhem o pé. Mas todos festejam como podem o “Banho 29».

À semelhança de anos anteriores, o Banho 29 é festejado pelas praias do concelho e zona ribeirinha, de uma forma espontânea, havendo atividades programadas para o Cais da Solaria e para a Praia da Luz.

No Cais da Solaria, o programa está a cargo do Grupo dos Amigos do Chinicato e contará com animação musical, desfile de Fatos de Banho Antigos e tasquinhas de comes e bebes.

Este ano, também a freguesia da Luz vai festejar a Festa do Banho 29 com diversas atividades a decorrer na Avenida dos Pescadores, a partir das 21h00. A organização é do Clube Recreativo Cultural e Desportivo Luzense.

 

Cais da Solaria:

19h00 | Animação Musical com a acordeonista Vera Lúcia

22h30 | Espectáculo com Eduardo Santana

23h45 | Desfile de Fatos de Banho Antigos
 

Praia da Luz – Avenida dos Pescadores:

21h00 às 00h00 | Animação Musical com o artista convidado Humberto Silva

00h00 às 02h00 | DJ Toy

Comentários

pub