Hospital «melhor que fogo-de-artifício» foi oficialmente inaugurado em Albufeira (com fotos)

No dia da Cidade de Albufeira de 2012 não há fogo-de-artifício, mas há um novo hospital, que pode não ser […]

No dia da Cidade de Albufeira de 2012 não há fogo-de-artifício, mas há um novo hospital, que pode não ser tão agradável à vista, mas é bem mais importante para a saúde de residentes e visitantes, sem esquecer a da principal indústria local, o Turismo.

O Hospital de Albufeira, do grupo Hospitais Privados de Portugal (HPP), foi inaugurado oficialmente esta segunda-feira, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República Cavaco Silva.

O Chefe-de-Estado participou na sessão a título particular, recusando responder a perguntas sobre política por se encontrar «de férias», preferindo frisar a importância de uma resposta desta natureza no setor da saúde num concelho com forte pendor turístico como o de Albufeira.

A presença de Cavaco Silva, ainda que informal, deu mais impacto a uma sessão que acabou por substituir o fogo-de-artifício no Dia da Cidade de Albufeira, nas palavras do presidente da autarquia Desidério Silva.

Em tempo de crise, a Câmara não quis gastar dinheiro em efeitos luminosos, mas para o autarca a inauguração do único hospital existente no concelho «é ainda melhor que fogo-de-artifício».

Apesar de resultar de uma iniciativa privada, esta era uma infraestrutura que era «um sonho antigo» da população de Albufeira, segundo Desidério Silva. Na sua visão, permitirá aliviar a urgência básica e demais serviços do Centro de Saúde de Albufeira, servindo como uma «oferta complementar» ao Serviço Nacional de Saúde. Além disso, será uma mais-valia para o turismo de Albufeira, acredita.

A unidade de saúde está a funcionar desde dia 2 de agosto e já atendeu, desde então «710 pessoas na urgência». Uma das valências do hospital é o Atendimento Permanente 24 horas por dia, contando também com 3 blocos operatórios, cirurgia de ambulatório e unidade de internamento.

A pertinência do investimento feito pelo HPP não se espelha apenas nestes números, mas também no interesse que está a despertar dentro e fora de portas. Como é já habitual no hospitais HPP, há acordos com a generalidade dos sub-sistemas de saúde e principais seguradoras nacionais. Mas há também acordos «com seguradoras estrangeiras», que, em alguns casos, tomaram a iniciativa de contactar o HPP para encetar parcerias, segundo o presidente deste Grupo no Algarve João Martins.

Esta é uma unidade de saúde construída numa lógica de «compromisso», já que está instalada num edifício arrendado pelo grupo HPP. «Estamos a falar num investimento de compromisso, que chegará aos 10 milhões de euros, num horizonte de 3 a 5 anos», revelou João Martins. A opção pelo aluguer do espaço não impedirá que a unidade de saúde se expanda, caso seja necessário, bastando para isso que seja adaptado o espaço que agora serve como terraço.

Um investimento que será feito caso se atinja a capacidade máxima desta unidade de saúde, que pode receber até 6300 cirurgias por ano, 7600 diárias e proporcionar 95 mil consultas ao longo de um ano. Segundo João Martins, o hospital conta com um corpo clínico composto por cinquenta profissionais, além de ter criado aproximadamente 50 postos de trabalhos diretos noutras áreas, «o que coloca o quadro perto das cem pessoas».

O Hospital de Albufeira dispõe de 27 camas médico-cirúrgicas, 12 gabinetes de consultas, três salas de bloco operatório e uma unidade de cirurgia de ambulatório. Também terá atendimento de medicina geral e de diversas especialidades, entre as quais se destacam a Oftalmologia, a Ortopedia, a Cardiologia, a Pediatria, a Reumatologia e o Atendimento Permanente 24 horas.

 

Comentários

pub